Abstract:
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Esta pesquisa objetiva analisar como foram sistematizados os saberes geométricos
para a formação de professores, no final do século XIX, postos em circulação no Rio
de Janeiro pelos professores Amélia Fernandes da Costa, Luiz Augusto dos Reis e Manoel José Pereira Frazão, docentes designados pelo poder republicano à Europa
para missão de estudos pedagógicos. O período investigado tratou de um tempo de
intensas mudanças no cenário educacional carioca, momento com muitos debates,
nacionais e internacionais, e também configurou-se como o tempo de disseminação
das propostas concernentes ao método intuitivo. Fundamenta-se teórica e
metodologicamente nos preceitos da História Cultural (CHARTIER,2002, 2010, 2011, DE CERTEAU,2008)desejando contribuir com a história da cultura escolar (JULIA,
2001, CHERVEL,1990). Toma-se, como categoria teórica, os saberes profissionais
docentes, especificamente os conceitos de expert, expertise, saberes a ensinar e
saberes para ensinar (HOFSTETTER, SCHNEUWLY,2017) que são empregados na
análise dos relatórios oficiais produzidos pelos docentes e apresentado aos órgãos
oficiais do Estado e os artigos da Revista Pedagogica, impresso direcionado para os
professores. A análise das fontes possibilitou constatar que a atuação dos docentes,
bem como suas participações ativas nas questões políticas e da instrução primária, a
chamada do Estado para a missão e consequente resposta com a responsabilidade
de produção de um relatório oficial, os enquandraram na categoria de expert em
educação permitindo, assim, qualificá-los. Tem-se, então, a tese de que são experts,
participam efetivamente na produção de saberes no campo pedagógico. Colocaram
em circulação uma proposta de uma nova “geometria para ensinar”, própria dos
tempos intuitivos, revelando a necessidade de outros saberes ao professor para além
dos advindos propriamente do campo disciplinar Geometria. Esta “geometria” estava
diretamente atrelada ao desenho e aos trabalhos manuais, estes também com
características próprias, de forma que ao docente não bastava ser um exímio
desenhista, artista, ou geômetra, era exigido do professor que ensinava os saberes
geométricos um novo saber profissional. Assim sendo, esta tese reforça a contribuição
da“Comissão de 1891”, bem como a estratégia do Estado no esforço em fazer circular
as representações dos docentes em um tempo de constante internacionalização e
modernização escolar. |
Description:
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CONCEIÇÃO, Gabriel Luís da.
Experts em Educação:sistematização de saberes geométricos para a
formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX) / Gabriel
Luís da Conceição - Guarulhos,2019.
4 f.
Tese(Doutorado em Ciências)– Universidade Federal de São Paulo,
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-
Graduação em Educação e Saúde, 2019.
Orientadora: Prof. Dra. Maria Célia Leme da Silva
Título em Inglês: Experts in Education: circulation and systematization
of geometric knowledge for teacher education (Rio de Janeiro, late
nineteenth century).
1.Experts. 2. Saberes Geométricos. 3. Saberes profissionais docentes
4. Formação de professores. |