dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nierwinski, Helena Paula |
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dc.contributor.author |
Podda, Leandro |
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dc.date.accessioned |
2019-07-11T13:51:54Z |
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dc.date.available |
2019-07-11T13:51:54Z |
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dc.date.issued |
2019-06-27 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197443 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Complexo Portuário de Itajaí está estrategicamente localizado em um dos principais
entroncamentos rodoviários do Sul do Brasil, próximo a grandes rodovias como a BR 101 e BR
470. Sua posição geográfica coloca o Complexo no centro da Região Sul, englobando em um
raio de 600 quilômetros, as capitais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo,
tornando a região que movimenta aproximadamente 46% do PIB nacional. Tais características
transformam o Complexo em um centro concentrador e distribuidor de cargas, favorecendo o
Porto de Itajaí como um dos maiores portos de movimentação de contêineres do Brasil. Buscouse
neste trabalho avaliar os critérios de projeto utilizados para as estruturas de atracação,
esforços de amarração e esforços nas defensas gerados pelas embarcações de projeto utilizadas
no dimensionamento da reconstrução dos Berços 3 e 4 do Terminal Portuário Público de Itajaí
– SC. Avalia-se neste trabalho o fator meio ambiente, amarração, atracação e o terreno
conforme a norma NBR 9782:1987 - Ações em estruturas portuárias, marítimas ou fluviais para
as estruturas de ambos os berços considerando também recomendações nacionais de obras
portuárias. Os resultados obtidos foram comparados com aqueles efetivamente utilizados no
projeto da estrutura e, com base nos resultados, verificou-se que o esforço de atracação foi 14%
superior para a embarcação menor e 43,35% inferior para embarcação maior. Quanto aos
esforços de amarração a norma brasileira foi mais conservadora comparada aos resultados dos
memorias de cálculo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Itajaí port complex is strategically located between the main roads of the south of Brazil, close
to the major highways such as BR 101 and BR 470. Its geographic position places the complex
in the center of the southern region, encompassing a radius of 600 kilometers of the capitals
Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná and São Paulo, a region that generates approximately
46% of the Brazilian GDP. These characteristics allows the complex to become a freight hub
and distributor, favoring the port of Itajaí as one of the largest ports of container shipping in
Brazil. The objective of this work was to evaluate the criteria of the docking structure project
for the docking structures, mooring efforts and berthing in the group generated by the design
vessels used in the dimensioning of the reconstruction of Cribs 3 and 4 of the terminal public
port of Itajaí-SC. This final paper evaluates environmental factors, mooring, berthing and the
land according to the norm NBR 9782 - Actions in the port, maritime or fluvial structures, for
the structures as cribs considering as well national recommendations for port works. The results
obtained were compared with those used in the design of the structure and, based on the results,
it was found that the mooring effort was 14% higher for the smaller vessel and 43.35% lower
for larger vessel. As for the mooring efforts the Brazilian standard was more conservative
compared to the results of the calculation reports. |
pt_BR |
dc.format.extent |
157 |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Joinville, SC |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Obras portuárias |
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dc.subject |
Parâmetros de projeto |
pt_BR |
dc.subject |
Esforços amarração |
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dc.subject |
Estruturas de atracação |
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dc.title |
Avaliação dos critérios de projeto para estruturas de acostagem de navios: Estudo de caso aplicado ao terminal portuário público de Itajaí - SC |
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dc.type |
TCCgrad |
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