As (im)possibilidades do bilinguísmo para o ensino de língua portuguesa escrita a escolares surdos

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As (im)possibilidades do bilinguísmo para o ensino de língua portuguesa escrita a escolares surdos

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Título: As (im)possibilidades do bilinguísmo para o ensino de língua portuguesa escrita a escolares surdos
Autor: SILVA, Márcia Cristina Amaral da
Resumo: O objetivo desta tese consiste em investigar as (im) possibilidades do bilinguismo para o ensino da escrita em Língua Portuguesa a surdos do Ensino Fundamental por meio da compreensão dos níveis de textualidade desses escolares. O referencial teórico-metodológico adotado é a Teoria Histórico Cultural que concebe ser a aprendizagem potencializada pelo ensino, por mediações intencionais e sistemáticas. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa está organizada em dois grandes momentos: 1º) pesquisa bibliográfica apoiada nos estudos de autores da Teoria Histórico Cultural; da Linguística, do Ensino de Língua Portuguesa como língua estrangeira e nos documentos nacionais e estaduais sobre o ensino da Língua Portuguesa; 2º) pesquisa de campo, também dividida em dois momentos: A) coleta e análise de 200 gêneros textuais elaborados por 30 escolares surdos. B) Em outro momento, por oito intervenções com dois escolares surdos em um Centro de Atendimento Especializado, com o auxílio da professora fluente em Libras, utilizando metodologias afetas ao ensino de Língua Portuguesa como língua estrangeira. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontam para o fato de que a função social deve ser a referência para as metodologias de ensino da escrita, pautada na concepção de trabalho, na dialogicidade e na negociação de sentidos, pelo texto traduzido da língua estrangeira para a língua materna, com base na contrastividade entre as línguas envolvidas, requerendo uma formação docente apoiada na Linguística. Somente o letramento não é suficiente para garantir essa aquisição. Os resultados das análises dos documentos mostram contradições na exposição do ensino da escrita aos surdos. Encontramos divergências teóricas e metodológicas como a não condução para uma perspectiva bilíngue ou de língua estrangeira. Os resultados das análises dos textos coletados apontam para o fato de que a escrita precisa ser apreendida conscientemente, uma vez que somente dessa forma possibilita a abstração conceitual, o desenvolvimento intelectual e social. Os resultados do processo de intervenção indicam a necessidade da mediação dialética com base em uma organização de ensino pautada no texto como unidade da língua, trabalhado na totalidade e em partes significativas menores, destacadas e nominadas, a fim de que o auxílio externo dessa cisão seja gradualmente substituído por marcadores simbólicos, com vistas à generalização. Nesse caso, os processos de análise e síntese funcionam como operações do pensamento. Por meio do conjunto das análises, verificamos que com o trabalho proposto, os surdos têm a possibilidade de aprender a escrita de forma consciente, aproximando suas expressões grafadas da norma culta.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193727
Data: 2013


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