Web-app para gestão em simulação: uma prática a ser aplicada

DSpace Repository

A- A A+

Web-app para gestão em simulação: uma prática a ser aplicada

Show full item record

Title: Web-app para gestão em simulação: uma prática a ser aplicada
Author: Ilha, Patrícia
Abstract: A educação, por muito tempo, esteve reduzida a ações passivas de ensino, mas com a globalização e grande volume de informações, estas práticas tiveram que se tornar ativas para suprir a necessidade de formar profissionais crítico-reflexivos, exigidos por essa nova sociedade, e abriu assim, espaço para a prática das Metodologias Ativas, estruturadas nessas características de ensino. Com essa mudança de paradigma começou-se a valorizar e investir na Educação Médica Baseada em Simulação, fundamentada na qualificação do ensino, melhoria do atendimento em saúde e segurança do paciente, e deu espaço também ao uso das tecnologias para otimizar esses processos educacionais ativos. Esse contexto da simulação e o bom uso das tecnologias para o ensino-aprendizagem crítico-reflexivo, este estudo trouxe o questionamento de Como um instrumento tecnológico pode colaborar para otimizar os processos gerenciais e educacionais que envolvem a simulação clínica? . Teve por objetivo desenvolver um protótipo de Web-app para gestão da simulação. Pesquisa tecnológica, que busca o planejamento, realização, operação, ajuste, manutenção e monitoramento de um artefato tecnológico com embasamento científico. A pesquisa desenvolveu-se em quarto etapas, com diferentes métodos: 1ª etapa ou Prospecção Tecnológica, buscou conhecer o que se tem disponibilizado nas lojas virtuais de acesso público, de aplicativos direcionados a simulação e seus processos; 2ª Etapa ou Construção do Conteúdo, por meio de uma pesquisa observacional em um centro de referencia em simulação para identificar as facilidades e limitações na execução prática da simulação e uma revisão integrativa, que procurou fundamentar na literatura soluções para as dificuldades e limitações da execução da simulação, e resultou como produto final um protocolo de orientações de boas práticas para aplicação da simulação; 3ª etapa ou Desenvolvimento do Web-app, com a aplicação do Design Instrucional, trabalhou-se as informações encontradas na 1ª etapa e transformou-as em linguagem digital, para então por meio da construção de Garret montar as telas e protótipo do Web-app para gestão da simulação. E por fim, a 4ª etapa ou Validação Teórica, utilizou-se Pasqualli para validação do conteúdo por meio de juízes experts em simulação e educação ativa, e experts em design com a Heuristica de Nielsen. Como resultado final da tese criou-se um protótipo de web-app, com 29 telas, abordando todas as etapas de execução, planejamento e avaliação da simulação. Obteve-se um Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,8 e um índice de Concordância Interavaliadores de 1,0 por parte dos experts em simulação e tecnologias educacionais, e um Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,8 e um índice de Concordância Interavaliadores de 1,0 por parte dos experts em design. A pesquisa respeitou os preceitos éticos dispostos na Resolução CNS nº 466 de 12/12/12, foi submetido, e aprovado por meio de submissão na Plataforma Brasil pelo CAEE 65227917.7.0000.0121. Conclui-se que a construção e validação do Web-app, como tecnologia, pode contribuir com a otimização dos processos que envolvem a simulação, culminou em instrumentos que facilitam a aplicação do método e geram dados para o aprimoramento das competências a serem desenvolvidas, e mostrou-se valido quanto ao seu conteúdo e utilização.Abstract : For a long time Education has been reduced to passive teaching practice, but with globalization and information these practices had to become active to meet the need of forming critical-reflective professionals required by this new society, opening space to the practice of Active Methodologies, based on these characteristics. Considering this paradigm, shift began to value and invest more in Simulation-based medical education, based on education qualification, improvement of healthcare and patient safety, giving way to the use of technologies to optimize these educational processes. Considering the context of simulation and the proper use of technologies for teaching and learning critical-reflective, this study has brought the question of How a technological instrument can collaborate to optimize the managerial and educational processes that involve the clinical simulation? It also aimed to develop a Web-app prototype for managing the simulation. It is a technological research which has the features of planning, realization, operation, adjustment, maintenance and monitoring a piece of technology with scientific basis. The research was developed in four steps using different methods: 1st stage or Technological Prospecting, which sought to meet what's produced and made available in the virtual stores of public access, to targeted applications and simulation processes involved; 2nd stage or Construction of Content, through an observational research in a reference center in simulation to identify advantages and limitations in the implementation practice the simulation and an integrative review which sought support in the literature solutions to the difficulties and limitations of the execution of the simulation, creating as a final product a good practice guidelines protocol for application of the simulation; 3rd stage or development of the Web-app , with the application of Instructional Design, improving the information found in the 1st stage and turning into digital language, and then through the Garret construction creating the screens and Web-app prototype to management of simulation. Finally the fourth step or Theoretical Validation using Pasqualli validation content through simulation and education experts judges, and experts in design using Nielsen Heuristic. As a final result of the thesis Web-app prototype, with 29 screens, addressing all implementation steps, planning and evaluation of simulation. A Content Validity Index minimum of 0.8 and an interobserver concordance index of 1.0 on the part of experts in simulation and educational technologies and a minimum of 0.8 Content Validity Index and a 1.0 of interobserver concordance index by Design experts. The research respected the ethical precepts laid out in Resolution No. 466 of CNS 12/12/12, and was submitted and approved in Brazil by Platform CAEE 65227917.7.0000.0121. It is concluded through the construction and validation of the Web-app as technology can contribute to the optimization of processes which involves simulation, culminating in instruments that facilitate the application of the method and generate data for the improvement of competencies to be developed, showing validity as to its content and use.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193692
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PNFR1064-T.pdf 6.393Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar