Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas

Mostrar registro completo

Título: Ensino de História para alunos surdos em classes inclusivas: práticas e propostas
Autor: SANTOS, Paulo José Assumpção dos
Resumo: Essa dissertação enfoca o ensino de História para alunos surdos incluídos em turmas regulares do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nela constatam-se diversos desafios a esse ensino, dentre os quais a manutenção de práticas pedagógicas inapropriadas à construção de aprendizagem significativa pelos referidos discentes, que, desta forma, permanecem excluídos em um contexto dito de inclusão. Ante tal constatação, apresenta-se como contributo à promoção de uma educação inclusiva mais efetiva o Caderno de orientações e sugestões para o ensino de História em classes inclusivas com alunos surdos. Subsidiam a produção desse material a análise de estudos realizados nas áreas de Educação e História referentes ao ensino de surdos, sendo os dessa última aqui apresentados em um levantamento bibliográfico; as considerações aos depoimentos dos docentes de História de uma escola polo na educação de surdos localizada na Baixada Fluminense (RJ), coletados por meio da metodologia da História Oral e examinados pela análise temática de conteúdo; além do compartilhamento das experiências pedagógicas empreendidas pelo autor.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190874
Data: 2018


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
SANTOS Paulo Jo ... 018 (dissertação) UFRJ.pdf 7.474Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar