Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados

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Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados

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dc.contributor.author ROSSETTO, Elisabeth
dc.date.accessioned 2018-07-20T16:07:57Z
dc.date.available 2018-07-20T16:07:57Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation ROSSETTO, Elisabeth. Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados. 2009. 238 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre – RS. 2010. Orientador: Claudio Roberto Baptista. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188487
dc.description Tese pt_BR
dc.description.abstract Este estudo traz como temática central a inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior. Para tanto, buscou-se compreender as singularidades da trajetória pessoal e aquelas relativas à escolarização de pessoas com deficiência que freqüentaram o ensino superior, identificando suas características e suas específicas necessidades no contexto educativo e acadêmico tomando como universo de referência a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Tal pesquisa apresenta como referenciais teóricos as abordagens histórico-cultural, fundamentada na obra de Lev S. Vigotski, e sistêmica, baseada no pensamento de Humberto Maturana; autores que pensam o mundo e o sujeito numa visão monística, holística e transdisciplinar. Estabelecem um entrelaçamento permanente e contínuo entre o biológico, o social e o cultural ao afirmarem que os seres vivos e o meio não podem ser vistos em separado, mas em constantes interações. A dimensão teórica da pesquisa transcende os pressupostos epistemológicos dessas duas abordagens ao debruçar-se em um estudo acerca das políticas de inclusão no ensino superior. A abordagem metodológica escolhida é de natureza qualitativa, utilizando o método narrativo de histórias de vida. Foram selecionados quatro sujeitos com deficiência que concluíram o ensino médio, ingressaram na Universidade e inseriram-se no mercado de trabalho: um cego, um com visão reduzida e dois surdos. A partir do relato de suas histórias de vida foram construídos quatro eixos que orientaram as análises da pesquisa: processo de escolarização, contexto familiar, inserção profissional e imagem a respeito de si. O princípio básico no momento das análises das histórias de vida foi considerar cada sujeito de maneira individual e singular, mas não perdendo de vista a complexidade e os entrelaçamentos que emergem em decorrência de vários aspectos que fazem parte da trajetória de vida dos sujeitos. Os resultados evidenciam que, para além de qualquer alteração orgânica, é a partir das interações sociais estabelecidas com o outro e com o meio, que o sujeito, influenciado pelos aspectos vivenciados em sua história, educação e cultura, pode romper com seu determinismo biológico. Os apoios recebidos da família ou de alguém mais próximo no decorrer de toda trajetória de vida, a disposição interna de cada um dos sujeitos e o processo de compensação, foram considerados elementos disparadores para reafirmar a tese de que a pessoa com deficiência consegue avançar na escolarização e chegar ao ensino superior, conforme lhe sejam proporcionadas oportunidades de desenvolvimento e os recursos adequados ao seu processo de aprendizagem pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UFRGS pt_BR
dc.subject Deficiência, Educação especial, Ensino superior, História de vida, Pensamento simbólico, Sujeito pt_BR
dc.title Sujeitos com deficiência no ensino superior: vozes e significados pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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ROSSETTO Elisabeth 2009 (tese) UFRGS.pdf 5.361Mb PDF View/Open

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