Os gestos na interação de crianças ouvintes e surdas: as possibilidades de um contexto bilíngue

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Os gestos na interação de crianças ouvintes e surdas: as possibilidades de um contexto bilíngue

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dc.contributor.author FERREIRA, Waléria de Melo
dc.date.accessioned 2018-07-18T16:10:22Z
dc.date.available 2018-07-18T16:10:22Z
dc.date.issued 2010-01-29
dc.identifier.citation FERREIRA, Waléria de Melo. Os gestos na interação de crianças ouvintes e surdas: as possibilidades de um contexto bilíngue. 2010. 238f. (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010. Orientadora: Evangelina Maria Brito de Faria pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188374
dc.description Tese pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa é de natureza observacional, qualitativa, e envolve 08 (oito) crianças ouvintes e 03 (três) surdas, com idades entre 7;7 e 11;10, em situações de interação rotineiras na sala de aula do 3º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola inclusiva da rede particular, na cidade de Arapiraca, AL, buscando identificar as estratégias adotadas pelas crianças ouvintes para efetivação da comunicação entre elas e as crianças surdas. O corpus consiste, basicamente, de gravações em vídeo, totalizando 08 (oito) sessões de 30 (trinta) minutos cada, dentre as quais selecionamos 09 (nove) episódios para análise. Fundamentamos nossa investigação nos estudos sobre a cinésica, a proxêmica e a tacêsica, e em teorias, cuja abordagem linguística é interacionista, além de alguns estudos sobre o gesto na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e sobre a aquisição de língua de sinais. Defendemos a tese de que crianças têm a capacidade de se adaptarem linguisticamente aos seus interlocutores. Partimos da hipótese de que, na interação com crianças surdas, as crianças ouvintes produzem movimentos gestuais que lhes permitem, além de afirmar e negar, pedir, perguntar, descrever, narrar, explicar etc., desenvolver seus discursos gestuais através de retomadas, ao mesmo tempo em que estão desenvolvendo uma habilidade comunicativa em uma segunda língua a língua de sinais ao ponto de serem capazes de alternar entre a modalidade oral e a gestual, na tentativa de adaptar suas falas as das crianças surdas. Nossas análises confirmam nossa tese de que as crianças observadas têm a capacidade de se adaptarem linguisticamente aos seus interlocutores, e evidenciam que o percurso do gesto ao sinal se dá em um continuum, onde os gestos, socialmente apreendidos e compartilhados pelas crianças ouvintes e pelas crianças surdas, possibilitam a construção do sentido e, consequentemente, a concretização das interações entre elas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UFPB pt_BR
dc.subject Palavras-chave: Movimentos gestuais, cinésica, proxêmica, tacêsica, aquisição da Libras pt_BR
dc.title Os gestos na interação de crianças ouvintes e surdas: as possibilidades de um contexto bilíngue pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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FERREIRA Waléria de Melo 2010 (Tese) UFPB.pdf 1.560Mb PDF Visualizar/Abrir

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