O ensino de Aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de Aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar em Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor.author Limas, Jacqueline Policarpo de
dc.contributor.author Costa, David Antonio da
dc.date.accessioned 2018-04-10T01:19:47Z
dc.date.available 2018-04-10T01:19:47Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation LIMAS, J. P. ; COSTA, D. A. . O ensino de Aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar em Santa Catarina. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 11, p. 64-85, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185332
dc.description Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo examinar as permanências e descontinuidades das indicações metodológicas difundidas para o ensino de Aritmética na formação do professor complementarista catarinense, no período de 1942 a 1947. Foram privilegiadas como fontes de pesquisa as atas pedagógicas. Evidenciaram-se as orientações para o ensino de aritmética nos documentos normativos expedidos pelo governo, os registros das Atas das reuniões pedagógicas e alguns planos de aulas dos professores que lecionavam no curso. As questões que se pretendem responder são: Qual o cenário da formação do professor complementarista? Quais as orientações metodológicas indicadas nas atas analisadas referente ao ensino de Aritmética? Apoiados nos teóricos da história cultural, como Certeau (2010), e nos estudos de Valdemarin (2010) acerca dos usos e métodos para ensinar Aritmética, as análises possibilitaram inferir uma continuidade no método intuitivo, ainda que neste recorte temporal a vaga da Escola Nova era prescrita nos documentos normativos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista de matemática, ensino e cultura pt_BR
dc.subject Atas pedagógicas pt_BR
dc.subject Planos de aula pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.title O ensino de Aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar em Santa Catarina pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
O ensino de ari ... ntar em Santa Catarina.pdf 316.5Kb PDF View/Open Artigo REMATEC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar