dc.contributor.author |
Limas, Jacqueline Policarpo de |
|
dc.contributor.author |
Costa, David Antonio da |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-10T01:19:47Z |
|
dc.date.available |
2018-04-10T01:19:47Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
LIMAS, J. P. ; COSTA, D. A. . O ensino de Aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar em Santa Catarina. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 11, p. 64-85, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185332 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo examinar as permanências e descontinuidades das indicações metodológicas difundidas para o ensino de Aritmética na formação do professor complementarista catarinense, no período de 1942 a 1947. Foram privilegiadas como fontes de pesquisa as atas pedagógicas. Evidenciaram-se as orientações para o ensino de aritmética nos documentos normativos expedidos pelo governo, os registros das Atas das reuniões pedagógicas e alguns planos de aulas dos professores que lecionavam no curso. As questões que se pretendem responder são: Qual o cenário da formação do professor complementarista? Quais as orientações metodológicas indicadas nas atas analisadas referente ao ensino de Aritmética? Apoiados nos teóricos da história cultural, como Certeau (2010), e nos estudos de Valdemarin (2010) acerca dos usos e métodos para ensinar Aritmética, as análises possibilitaram inferir uma continuidade no método intuitivo, ainda que neste recorte temporal a vaga da Escola Nova era prescrita nos documentos normativos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de matemática, ensino e cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Atas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Planos de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar em Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |