Title:
|
O ensino de Aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar em Santa Catarina |
Author:
|
Limas, Jacqueline Policarpo de; Costa, David Antonio da
|
Abstract:
|
Este artigo tem como objetivo examinar as permanências e descontinuidades das indicações metodológicas difundidas para o ensino de Aritmética na formação do professor complementarista catarinense, no período de 1942 a 1947. Foram privilegiadas como fontes de pesquisa as atas pedagógicas. Evidenciaram-se as orientações para o ensino de aritmética nos documentos normativos expedidos pelo governo, os registros das Atas das reuniões pedagógicas e alguns planos de aulas dos professores que lecionavam no curso. As questões que se pretendem responder são: Qual o cenário da formação do professor complementarista? Quais as orientações metodológicas indicadas nas atas analisadas referente ao ensino de Aritmética? Apoiados nos teóricos da história cultural, como Certeau (2010), e nos estudos de Valdemarin (2010) acerca dos usos e métodos para ensinar Aritmética, as análises possibilitaram inferir uma continuidade no método intuitivo, ainda que neste recorte temporal a vaga da Escola Nova era prescrita nos documentos normativos. |
Description:
|
Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/81 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185332
|
Date:
|
2016 |