A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos

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A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos

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dc.contributor.author MARTINS, Linair Moura Barros
dc.date.accessioned 2018-03-29T02:14:58Z
dc.date.available 2018-03-29T02:14:58Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation MARTINS, Linair Moura Barros. A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos. 2015. 325 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. 2015. Orientadora: Stella Maris Bortoni Ricardo. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185213
dc.description Tese pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como foco a prática pedagógica no letramento de jovens e adultos surdos que cresceram isolados, do ponto de vista linguístico, e estão aprendendo tardiamente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa escrita. Adota os pressupostos da Sociolinguística quanto ao ensino da língua materna e sustenta-se no conceito da pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987), especialmente quanto à análise das produções escritas e orais que inclui a historicidade dos alunos e suas especificidades como falantes multilíngues (HYMES, 1976). Os surdos são considerados por suas características socioantropológicas que os caracterizam como minoria linguística (SKLIAR, 1988). A prática pedagógica é analisada sob dois aspectos: como os professores ensinam e como os alunos aprendem. A abordagem etnográfica é a metodologia desta pesquisa, efetivada em classe exclusiva de surdos. São realizadas microanálises etnográficas que identificam, nos recursos pedagógicos e discursivos adotados pelas professoras, a variabilidade cultural dos surdos, caracterizada pela língua de sinais e os valores a ela associados, bem como a adequação desses recursos à especialização visual dos alunos. A aprendizagem dos alunos é analisada por meio de suas produções, especialmente orais, em que seus antecedentes sociolinguísticos constituem uma categoria importante na compreensão das formas como se relacionam com a Língua Portuguesa. Os resultados apontam que a prática pedagógica na educação bilíngue dos surdos ainda não tem propostas metodológicas sedimentadas que sejam reconhecidas e adotadas pelo coletivo dos professores. Apontam, ainda, que a análise da prática pedagógica não pode ter como foco apenas o professor, mas deve considerar as práticas concorrentes que constituem as condições para sua ação, tais como as oportunidades de formação e os aspectos organizacionais da escola e do sistema educacional. No contexto das práticas da sala de aula, esta pesquisa destaca a necessidade da apropriação, pelo professor, da Libras, dos valores culturais e dos modos de construção do conhecimento próprios dos surdos como grupo linguístico. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UNB pt_BR
dc.subject Prática pedagógica. Letramento. Surdez. Bilinguismo. Educação de Jovens e Adultos (EJA). pt_BR
dc.title A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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MARTINS Linair Moura Barros (tese) 2015 UNB.pdf 2.411Mb PDF Visualizar/Abrir TESE de MARTINS, Linair Moura Barros

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