Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro

Mostrar registro completo

Título: Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro
Autor: CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues
Resumo: Este trabalho tem como objetivo evidenciar os saberes fundamentais na formação do professor de ensino superior brasileiro que atua junto a alunos surdos em sala de aula. Não raro, o professor interage com o aluno por meio de serviços do tradutor intérprete, o qual na maioria dos casos desconhece a área do conhecimento na qual vai atuar. A formação do professor frente à temática e o desafio de garantir o ensino e aprendizagem também do aluno surdo é hoje o paradigma da educação inclusiva. Apresentam-se na teses os saberes fundamentai para a aproximar o professor da prática pedagógica, na busca do ensino e aprendizagem de qualidade na formação do aluno surdo. Os pressupostos metodológicos utilizados na pesquisa direcionam-se pela abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos para delineamento deste estudo embasam-se na pesquisa bibliográfica, apoiada na análise de documentos nacionais e internacionais sobre a temática, assim como foram realizadas, para levantamento de dados qualitativos, entrevistas individuais com os professores que possuem alunos surdos em sala de aula. Os dados coletados por meio das entrevistas trouxeram uma análise reflexiva sobre os desafios e necessidades educacionais do aluno surdo. A pesquisa exploratória possibilitou ratificar alguns dos saberes praticados na promoção da aprendizagem do aluno surdo, presentes em documentos do ministério da educação, da secretaria de educação especial, e a fomentar tais práticas também no contexto do ensino superior brasileiro. Os resultados apresentados na tese, de forma inicial, poderão promover novos diálogos na prática pedagógica tendo-se em vista a educação inclusiva para "todos" e "todas".
Descrição: Tese
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185154
Data: 2014


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
CHIACCHIO Simon ... rigues 2014 (tese) PUC.pdf 1.283Mb PDF Visualizar/Abrir TESE de CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar