A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais

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A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais

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Título: A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais
Autor: BATISTA, Aline Cleide
Resumo: Na presente pesquisa, buscamos analisar perspectivas, potenciais e tensões multiculturais que ocorrem no contexto do desenvolvimento do Curso Bilíngue de Pedagogia, no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Construímos nossa argumentação a partir do pensamento multicultural, defendido por teóricos como Canen (2002, 2007, 2008, 2009) Candau (2009, 2010, 2012), Moreira (2001, 2002), Hall (1997) e Skliar (2010), no sentido de valorizar a pluralidade e desafiar preconceitos com relação às diferenças identitárias. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa, configurando-se em um estudo de caso, em que analisamos discursos sobre o curso no contexto do seu Projeto Político Pedagógico, bem como aqueles circulantes a partir das vozes dos alunos surdos, ouvintes e da gestão do referido curso. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou compreender como se configura a experiência do curso dentro de um universo específico – o do INES, levantando características, dificuldades, conquistas e desafios, a partir do ponto de vista de seus diferentes atores. Para tanto, as estratégias de coleta de dados se deram por meio de entrevistas, grupos focais, estudos de documentos e observação. Nos resultados, observamos que, dentre as tensões vivenciadas no interior do curso, destacam-se os esforços pela concretização de uma visão de bilinguismo, no contexto de possíveis relações de poder entre as línguas – LIBRAS e Língua Portuguesa. O estudo também evidenciou, sobretudo, a complexidade de processos de construção e reconstrução identitária de alunos surdos, passando por mecanismos de compreensão da identidade surda, que vão desde perspectivas de supremacia à tendências de sua negação. O presente estudo identificou questões que remetem à diferença e ao hibridismo, procurando apontar possíveis caminhos para o aprimoramento constante das relações identitárias para perspectivas futuras de uma pedagogia que contemple a identidade surda e suas relações com as outras identidades culturais.
Descrição: Tese
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185153
Data: 2014


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BATISTIA Aline Cleide 2014 (tese) UFRJ.pdf 1.155Mb PDF Visualizar/Abrir TESE de BATISTA, Aline Cleide

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