A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização

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A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização

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dc.contributor.author RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
dc.date.accessioned 2018-03-20T20:41:29Z
dc.date.available 2018-03-20T20:41:29Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114
dc.description Tese pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho surgiu a partir da inquietação da pesquisadora, a qual atuou como professora regente de Química e intérprete de Libras, com relação aos procedimentos de escolarização de surdos, em escolas de educação básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Essa inquietação surgiu com a observação de que, mesmo ao final do Ensino Médio, era evidente o despreparo dos alunos surdos com relação a conteúdos básicos. Dessa forma, a presente pesquisa se propõe a identificar alunos surdos inseridos em escolas regulares que vivenciem situações diferenciadas com relação à aprendizagem de Ciências; analisar as relações pedagógicas estabelecidas, a organização da prática pedagógica, os processos de avaliação e as bases de escolha dos docentes envolvidos; analisar o domínio da língua (Libras e língua portuguesa) e como estas se fazem presentes nos processos de ensino aprendizagem; e, por fim, analisar a consolidação da aprendizagem de conceitos em tais alunos. Adotamos a Epistemologia Qualitativa de González Rey para orientar a pesquisa empírica, a qual pressupõe a produção do conhecimento por meio da análise construtivo-interpretativa. Participaram desta pesquisa alunos e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa empírica envolveu observações, pesquisa documental, entrevistas, conversações, conversações provocativas e grupos focais. As análises permitiram fundamentar o fato de que as possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização da pessoa surda têm relação com fatores linguísticos e pedagógicos. Porém, nesta tese, constatamos que a aprendizagem dos sujeitos surdos está ainda mais diretamente ligada à constituição subjetiva do sujeito e sua relação com a surdez. Nesse aspecto, destacamos que o domínio de Libras exerce importante papel na relação do sujeito com sua situação de surdez, o que implica (e é implicado) em sua constituição subjetiva. Pretendemos com este estudo contribuir para um processo de escolarização mais eficiente para os alunos surdos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UNB pt_BR
dc.subject Surdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração social pt_BR
dc.title A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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RAZUCK Renata C ... ibeiro 2011 (tese) UNB.pdf 1.561Mb PDF View/Open TESE de RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro

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