Práticas e formação de tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais no ensino superior

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Práticas e formação de tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais no ensino superior

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dc.contributor.author GURGEL, Taís Margutti do Amaral
dc.date.accessioned 2018-03-20T20:32:53Z
dc.date.available 2018-03-20T20:32:53Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation GURGEL, Taís Margutti do Amaral. Práticas e formação de tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais no ensino superior. 2010. 168 f. Tese – doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. UNIMEP. 2010. Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185113
dc.description Tese pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como foco de investigação Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais/TILS que atuam no Ensino Superior (ES), com ênfase em sua formação e práticas. A partir de uma construção teórico-metodológica de natureza qualitativa e quantitativa, a investigação se desenvolveu apoiada em respostas de 37 (trinta e sete) entrevistados de diferentes cursos e diferentes Instituições de Ensino Superior do país, que foram localizados, sobretudo, através de contatos à distância (telefone, e-mail, e outros meios disponibilizados via internet). A opção pela técnica de entrevistas considerou o conceito de prática discursiva de Bakhtin (1997) e as análises obtidas acerca da atuação dos TILS mostram vários aspectos relevantes que interferem em sua atuação profissional relacionados a: certificações ou formação de TILS, dificuldades e desafios para atuarem como TILS, relações com outros profissionais, valorização desta profissão, exigências para formar e contratar TILS no ES, entre outras. Embora recente, esta profissão tem se caracterizado por um perfil complexo e repleto de indagações para toda a comunidade educacional brasileira, em particular, para aqueles interessados pela educação de surdos. São poucos os documentos que tratam da história e das atividades desenvolvidas por essa figura profissional e o fato de a profissão não estar regulamentada, favorece uma grande diversidade de exigências e competências solicitadas a estes profissionais. Assim, pois, neste trabalho, procuramos apresentar e discutir algumas evidências concretas de como tais profissionais, que hoje estão em ação no mercado de trabalho, se posicionam quando questionados sobre o que é ser um TILS. A premissa norteadora da pesquisa é a atuação do TILS, que não se restringe apenas a interpretar e passar conteúdos de uma língua para outra, mas se reflete inclusive nas questões históricas que envolvem este profissional. Neste contexto e baseando-nos nas entrevistas, podemos observar perfis bastante variados e especificidades nos processos de escolha e de formação para se atuar nesta profissão como intérpretes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UNIMEP pt_BR
dc.subject Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Ensino Superior, Educação Especial. pt_BR
dc.title Práticas e formação de tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais no ensino superior pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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GURGEL Taís Mar ... ral 2006 (tese) UNIMEP.pdf 1.019Mb PDF View/Open TESE deGURGEL, Taís Margutti do Amaral

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