Title: | Narrativas femininas guajajara e akrãtikatêjê no ensino superior |
Author: | Santana, Tatiana de Oliveira |
Abstract: |
Esta pesquisa com viés educativo e histórico foi desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina, no programa de Pós Graduação em Educação, constituída por narrativas de memória de três discentes Guajajara e da cacica Gavião/ Akrãtikatêjê, sobre as experiências enquanto discentes de cursos de graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Como problemática procuramos compreender o que o mosaico das narrativas femininas indígenas trazia de elementos para discussão sobre os desafios, permanência e protagonismo feminino indígena na universidade. Com isto, problematizando a relação do ser, saber, de gênero, e trazendo a discussão da interculturalidade como possibilidade real de diálogo entre saberes e fazeres. A metodologia está embasada em suportes teóricos e metodológicos, com uso de fontes orais e bibliográficas. Busca-se analisar experiências e memórias trazidas e vividas no âmbito acadêmico, de mulheres pertencentes a povos originários distintos, a partir do período recente do acesso à universidade. O objetivo é compreender como essas memórias de experiências se revelam nas vozes femininas das Guajajara e da cacica Gavião/ Akrãtikatêjê, e possibilitar assim a legitimação dessas memórias e experiências narradas. A construção dessas narrativas ocorreu em momentos que defino como encontros narrativos femininos, aproximando do conceito da sociopóetica, desenvolvemos dispositivos poéticos, objetivando a contação de histórias, cujo tema central era a experiência na universidade. A partir do pensamento benjaminiano, fiz a opção metodológica de apresentar as narrativas baseadas em mônadas, como forma de dar visibilidade às memórias das mulheres pertencentes a povos originários que fazem parte da presente pesquisa. Nas aproximações teóricas trouxe a essa tessitura das narrativas femininas o diálogo com alguns autores e autoras que pensam experiência e memória (BENJAMIN, 2012), hibridismo e cultura (HALL, 2009; BHABHA, 2013) e representação e interculturalidade (WALSH, 2009), a colonialidade do gênero (LUGONES, 2015) do ser, poder e saber (MALDONADO-TORRES, 2008; QUIJANO, 2010; LANDER, 2005). Como resultado a esta pesquisa, aponto à valoração das memórias de experiências destas mulheres na universidade, desvelando os estranhamentos e a suposta realidade harmônica neste espaço. Assim como contribuições ao protagonismo feminino indígena, no desvelamento aos inúmeros desafios de diálogos propositivos ainda a serem conquistados nos espaços da academia. Abstract : This research with an educational and historical bias was developed at the Federal University of Santa Catarina, in the Graduate Program in Education, consisting of memory narratives of three Guajajara and cacica Gavião / Akrãtikatêjê students, about the experiences as undergraduate students of the Federal University of South and Southeast of Pará (Unifesspa). As problematic we try to understand what the mosaic of the indigenous feminine narratives brought of elements for discussion on the challenges, permanence and feminine feminine protagonism in the university. With this, problematizing the relationship of being, knowing, gender, and bringing the discussion of interculturality as a real possibility of dialogue between knowledge and actions. The methodology is based on theoretical and methodological supports, using oral and bibliographic sources. It seeks to analyze experiences and memories brought and lived in the academic scope of women belonging to different native peoples, from the recent period of access to the university. The objective is to understand how these memories of experiences are revealed in the female voices of the Guajajara and cacica Gavião / Akrãtikatêjê, and thus enable the legitimation of these memories and narrated experiences. The construction of these narratives occurred in moments that I define as female narrative meetings, approaching the concept of sociopóetica, we developed poetic devices, aiming at storytelling, whose central theme was experience at university. From the Benjaminian thought, I made the methodological option to present the narratives based on monads, as a way of giving visibility to the memories of the women belonging to the original peoples that are part of the present research. In the theoretical approaches, she brought to the forefront of women's narratives a dialogue with some authors who think of experience and memory (BENJAMIN, 2012), hybridism and culture (HALL, 2009; BHABHA, 2013) and representation and interculturality. The coloniality of the genre (LUGONES, 2015) of being, power and knowledge (MALDONADO-TORRES, 2008, QUIJANO, 2010 and LANDER, 2005). As a result of this research, I point to the valuation of the memories of these women's experiences in the university, revealing the strangeness and supposed harmonic reality in this space. As well as contributions to the indigenous feminine protagonism, in the unveiling to the innumerable challenges of propositional dialogues still to be conquered in the spaces of the academy. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182789 |
Date: | 2017 |
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349677.pdf | 2.315Mb |
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