Potencial de economia de água potável e energia elétrica em edificações escolares

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Potencial de economia de água potável e energia elétrica em edificações escolares

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Título: Potencial de economia de água potável e energia elétrica em edificações escolares
Autor: Antunes, Lucas Niehuns
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial de economia de água potável e energia elétrica em escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Florianópolis. Foram analisados dados de consumo de água e energia de cem escolas e escolhidas duas destas para análise da implantação de um sistema de aproveitamento de água de chuva e mudanças no sistema de iluminação artificial. Uma das escolas escolhidas possui índices elevados de consumo de água e energia (EEB Prof. Aníbal Nunes Pires, 17,13 litros/aluno.dia e 15,09 kWh/aluno.mês), enquanto a outra possui baixos índices de consumo (EEB Ildefonso Linhares, 3,12 litros/aluno.dia e 4,80 kWh/aluno.mês). O potencial de economia de água potável por meio do aproveitamento de água de chuva foi calculado com auxílio do programa Netuno 4, enquanto as mudanças no sistema de iluminação artificial tiveram como base cálculos realizados por meio do método dos lúmens. Dessa forma, foi proposta a mudança na quantidade das lâmpadas existentes e a troca destas por lâmpadas mais eficientes. Na escola com consumos elevados, obteve-se potencial de economia de água potável variando de 32,68 a 62,46% com o aproveitamento de água de chuva, o que representa redução no consumo de água potável entre 2.996 e 5.431 litros/dia. O tempo de retorno do investimento para a implantação do sistema variou de 20 a 36 meses. Com relação à energia elétrica, o potencial de economia foi de 62%, com redução mensal de 4.121 kWh. O tempo de retorno do investimento para as mudanças no sistema de iluminação foi de 5 meses. Na escola com baixos consumos, foram obtidos potenciais de economia de água potável entre 53,31 e 78,14% com o aproveitamento da água de chuva, representando redução no consumo de água potável de 542 a 1.574 litros/dia. Nos cenários em que a demanda de água de chuva foi considerada igual a 60% não houve retorno do investimento devido ao baixo consumo. Nos demais cenários foram obtidos períodos de retorno entre 46 e 83 meses. Quanto à energia elétrica, houve aumento de 348 kWh (13%) no consumo mensal, devido à insuficiência nos níveis de iluminância das salas de aula da escola. Os resultados deste trabalho confirmam que, com uma análise prévia da edificação e por meio de estratégias sustentáveis, é possível uma redução expressiva nos consumos de água potável e energia elétrica em edificações escolares, principalmente em escolas com elevados consumos.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182009
Data: 2017-12-11


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