Title: | Avaliação de riscos aplicada à engenharia de infraestrutura portuária: porto de Itajaí |
Author: | Knoblauch, Higor da Silva |
Abstract: |
No final do século XX, uma metodologia foi implantada pelas organizações, cujo intuito era auxiliar e melhorar a gestão sobre os riscos. Essa técnica visa a classificação das ameaças de acordo com as suas características, identificando a probabilidade de ocorrência e as consequências geradas. Com base no conhecimento sobre o evento responsável, estudam-se respostas, estratégias e posturas a fim de reduzir a probabilidade de ocorrência a valores aceitáveis ou mesmo a sua anulação. A partir do contexto de uma obra de engenharia, realizou-se o presente trabalho, empregando-se o modelo de gestão de risco ao porto de Itajaí-SC. Foi realizado um levantamento de campo, com enfoque em uma área específica da instalação portuária, cais. A partir dessa definição, foram criados um roteiro de avaliação de desempenho, um checklist dos cenários de ameaça e um mapa de risco. São exemplos de riscos identificados no levantamento: (I) ocorrência de chuvas intensas na região do rio Itajaí-Açú ocasionando o arrasamento estrutural do cais; (II) adensamento do pavimento intertravado devido às elevadas taxas de carregamento; (III) má disposição dos contêineres levando em conta o esforço ocasionado pelo vento; Dentre as medidas, pode-se citar: (I) monitoramento através do uso de estações pluviométricas, possibilitando a distribuição gráfica das chuvas ao longo do tempo e acompanhamento topográfico da disposição para controle de movimento estrutural; (II) melhor organização dos contêineres com a distribuição realizada conforme o carregamento que o pátio consegue suportar; (III) programa de conscientização aos responsáveis, divulgando o risco que o vento possui sobre as mesmas. At the end of the 20th century, a methodology was implemented by the organizations, the purpose was to help and improve risk management systems. This technique was made to classify threats according to their characteristics, identifying the probability of occurrence and the consequences that it can generated. Based on what we know about the responsible event, responses, strategies and postures were studied in order to reduce the probability of occurrence of those threats to acceptable values, or even to its annulment. From the point of view of an engineering, the present work was done, using a risk management model at the port of Itajaí-SC. It was conducted a field survey focusing on a specific area of the port, called wharf. From this survey, a performance evaluation plan, a checklist of the threat scenarios and a risk map were created.Some examples of the risks identified in the survey are: (I) the occurrence of heavy rains at the Itajaí-Açú river region, causing the structural collapse of the wharf; (II) densification of the interlocked pavement due to high loading rates; (III) unsatisfactory containers dispositions on the docks, taking into account the effort caused by the wind; Among the measures methods used, we can mention: (I)the monitoring through the use of rainfall stations, making possible the creation of a graphical interface showing the distribution of the rains over time and being possible to monitor a topographic of the disposition of the rains for structural movement control; (II) better organization of the containers with the distribution carried out according to the load that the yard can support; (III) an awareness program for those responsible for the port, talking about the risks that the wind can generate in the docks. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181832 |
Date: | 2017-11-16 |
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TCC_FINAL_HIGOR_DA_SILVA_KNOBLAUCH_2017.pdf | 5.327Mb |
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