Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)

DSpace Repository

A- A A+

Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)

Show full item record

Title: Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó)
Author: ORÇO, Claudio Luiz; FLEURI, Reinaldo
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de educação indígena e a sua compreensão/articulação com a Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre e a comunidade representada no movimento social Aika - Associação Indígena Kanhru. Assim, buscamos problematizar, a escola indígena como um espaço de fronteiras culturais, analisando o caso da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, localizada na Terra Indígena Xapecó, Oeste de Santa Catarina. No primeiro momento de nosso trabalho, buscamos trazer à tona as imagens construídas do índio pela ótica do “outro”, em diferentes momentos e períodos do processo de constituição/formação da sociedade brasileira. Em seguida passamos a discutir as concepções de escola e as políticas desenvolvidas pelo Estado para os índios, em diferentes contextos históricos sociais, e por fim apontamos para a falta de articulação existente entre as políticas públicas de educação indígena, e as práticas efetivas de educação indígena na Escola Indígena acima citada e as demandas da Aika.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396
Date: 2009-01-01


Files in this item

Files Size Format View
cc2009_ARIC_ORCO_FLEURI_Educacao_indigena.pdf 143.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar