dc.contributor.author |
ORÇO, Claudio Luiz |
|
dc.contributor.author |
FLEURI, Reinaldo |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-26T00:44:56Z |
|
dc.date.available |
2017-11-26T00:44:56Z |
|
dc.date.issued |
2009-01-01 |
|
dc.identifier.citation |
ORÇO, C. L., FLEURI, R. M. Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181396 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de educação indígena e a sua compreensão/articulação com a Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre e a comunidade representada no movimento social Aika - Associação Indígena Kanhru. Assim, buscamos problematizar, a escola indígena como um espaço de fronteiras culturais, analisando o caso da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkre, localizada na Terra Indígena Xapecó, Oeste de Santa Catarina. No primeiro momento de nosso trabalho, buscamos trazer à tona as imagens construídas do índio pela ótica do “outro”, em diferentes momentos e períodos do processo de constituição/formação da sociedade brasileira. Em seguida passamos a discutir as concepções de escola e as políticas desenvolvidas pelo Estado para os índios, em diferentes contextos históricos sociais, e por fim apontamos para a falta de articulação existente entre as políticas públicas de educação indígena, e as práticas efetivas de educação indígena na Escola Indígena acima citada e as demandas da Aika. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Educação indígena |
pt_BR |
dc.subject |
kaingang |
pt_BR |
dc.subject |
políticas públicas |
pt_BR |
dc.title |
Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |