Abstract:
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Este artigo apresenta um estudo a partir da proposta de Jacques Delors para a formação do cidadão, que inclui quatro dimensões de aprendizagem: conhecer, fazer, viver juntos e ser. Para trilhar o caminho de aprender a ser, o acadêmico deve avançar por diversos degraus, que iniciam pela obtenção e produção de conhecimentos, evoluem para a aplicação prática desses conhecimentos, ampliam-se para a convivência harmônica e pacífica com os semelhantes e culminam com o ser em sua amplitude. Para conhecer a visão dos acadêmicos em relação a este propósito, foi aplicada uma pesquisa com os alunos do curso de Administração da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O questionário foi construído em blocos, representando cada uma das quatro dimensões do aprender, subdivididos em assertivas que pudessem aferir a percepção dos acadêmicos. O referencial teórico foi construído baseado nos pressupostos das quatro dimensões, sustentando o interesse dos pesquisadores, que definiram como objetivo desse artigo, aferir a percepção dos acadêmicos em relação à atuação dos professores no que concerne ao atendimento das quatro dimensões da aprendizagem. Foi possível constatar que, para a grande maioria dos acadêmicos, os professores estão contribuindo para a formação segundo as quatro dimensões do aprender. |