DIMENSÕES DE QUALIDADE, SATISFAÇÃO E LEALDADE: UM MODELO OU HÍBRIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DSpace Repository

A- A A+

DIMENSÕES DE QUALIDADE, SATISFAÇÃO E LEALDADE: UM MODELO OU HÍBRIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Show full item record

Title: DIMENSÕES DE QUALIDADE, SATISFAÇÃO E LEALDADE: UM MODELO OU HÍBRIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Author: MELO, MAGALY APARECIDA GALVÃO DANTAS DE; QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS; QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA; NOBREGA, KLEBER CAVALCANTI
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo explorar a questão da qualidade de ensino, sob o viés da avaliação dos programas de pós-graduação em Engenharia de Produção pela CAPES e a perspectiva dos discentes quanto à satisfação e lealdade aos programas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey com 456 alunos regularmente matriculados nos 30 cursos de mestrado e doutorado cadastrados e avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Brasil e concomitantemente levantamento de dados sobre os indicadores e resultados da última avaliação trienal dos programas de pós-graduação. O instrumento de coleta de dados aplicado aos discentes foi um questionário composto de 10 questões, baseado no estudo de Alves e Raposo (2007) Ostergaard e Kristensen (2006). Os Testes KMO, de Esfericidade de Bartlett e Alpha de Cronbach apresentaram valores normalizados mostrando-se satisfatórios Os resultados da AFE indicaram que o modelo proposto pode integrar a perspectiva dos agentes externos e internos da qualidade e satisfação dos alunos explicando a satisfação global dos discentes em 75%. Finalmente constatou-se que os indicadores individuais de cada descritor apresentaram baixa correlação entre os construtos, sugerindo uma dissociação entre o conceito de qualidade do ponto de vista da CAPES e da qualidade percebida pelos discentes.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181079
Date: 2017-11-24


Files in this item

Files Size Format View
101_00107.pdf 602.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar