DIMENSÕES DE QUALIDADE, SATISFAÇÃO E LEALDADE: UM MODELO OU HÍBRIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DSpace Repository

A- A A+

DIMENSÕES DE QUALIDADE, SATISFAÇÃO E LEALDADE: UM MODELO OU HÍBRIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Show simple item record

dc.contributor.author MELO, MAGALY APARECIDA GALVÃO DANTAS DE
dc.contributor.author QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
dc.contributor.author QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
dc.contributor.author NOBREGA, KLEBER CAVALCANTI
dc.date.accessioned 2017-11-17T17:56:37Z
dc.date.available 2017-11-17T17:56:37Z
dc.date.issued 2017-11-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-03-5
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181079
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo explorar a questão da qualidade de ensino, sob o viés da avaliação dos programas de pós-graduação em Engenharia de Produção pela CAPES e a perspectiva dos discentes quanto à satisfação e lealdade aos programas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey com 456 alunos regularmente matriculados nos 30 cursos de mestrado e doutorado cadastrados e avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Brasil e concomitantemente levantamento de dados sobre os indicadores e resultados da última avaliação trienal dos programas de pós-graduação. O instrumento de coleta de dados aplicado aos discentes foi um questionário composto de 10 questões, baseado no estudo de Alves e Raposo (2007) Ostergaard e Kristensen (2006). Os Testes KMO, de Esfericidade de Bartlett e Alpha de Cronbach apresentaram valores normalizados mostrando-se satisfatórios Os resultados da AFE indicaram que o modelo proposto pode integrar a perspectiva dos agentes externos e internos da qualidade e satisfação dos alunos explicando a satisfação global dos discentes em 75%. Finalmente constatou-se que os indicadores individuais de cada descritor apresentaram baixa correlação entre os construtos, sugerindo uma dissociação entre o conceito de qualidade do ponto de vista da CAPES e da qualidade percebida pelos discentes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Pós-graduação pt_BR
dc.subject qualidade pt_BR
dc.subject avaliação pt_BR
dc.subject satisfação pt_BR
dc.subject engenharia de produção pt_BR
dc.title DIMENSÕES DE QUALIDADE, SATISFAÇÃO E LEALDADE: UM MODELO OU HÍBRIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00107.pdf 602.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar