AVALIAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVANÇOS RUMO À TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA

DSpace Repository

A- A A+

AVALIAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVANÇOS RUMO À TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA

Show full item record

Title: AVALIAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVANÇOS RUMO À TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA
Author: SILVA JUNIOR, ANNOR DA; SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA; VASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJO; SILVA, VITOR CORREA DA
Abstract: Propõe-se neste artigo avanços metodológicos ao processo de avaliação e de evidenciação de práticas e de ações de sustentabilidade aplicados às Instituições de Educação Superior (IES). Tomou-se como base os indicadores de sustentabilidade aplicados às IES propostos por Silva Junior et al. (2016) e as contribuições de Koehn e Uitto (2017; 2015) para abordar o processo de avaliação e de evidenciação sob a perspectiva de triangulação metodológica (quantitativa e qualitativa) para tratar de um fenômeno complexo e multidimensional como é o caso da sustentabilidade no contexto das IES. Nesse sentido, adicionou-se a perspectiva qualitativa e narrativa para avaliar e evidenciar a dimensão acadêmica proposta por Silva Junior et al. (2016). A articulação entre indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar e evidenciar as práticas e ações de sustentabilidade nas IES tem potencial para transformar este processo em uma experiência de aprendizagem coletiva para os participantes. Com isso, é possível construir um ambiente institucional de sinergias positivas capaz de fornecer meios para a explicação e a compreensão do contexto institucional de desenvolvimento sustentável. Espera-se que os avanços metodológicos propostos viabilizem meios para maior uma integração entre as IES e a sociedade, potencializado uma maior conscientização para a causa da sustentabilidade.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181054
Date: 2017-11-24


Files in this item

Files Size Format View
101_00115.pdf 546.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar