AVALIAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVANÇOS RUMO À TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA

DSpace Repository

A- A A+

AVALIAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVANÇOS RUMO À TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA JUNIOR, ANNOR DA
dc.contributor.author SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA
dc.contributor.author VASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJO
dc.contributor.author SILVA, VITOR CORREA DA
dc.date.accessioned 2017-11-17T17:40:24Z
dc.date.available 2017-11-17T17:40:24Z
dc.date.issued 2017-11-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-03-5
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181054
dc.description.abstract Propõe-se neste artigo avanços metodológicos ao processo de avaliação e de evidenciação de práticas e de ações de sustentabilidade aplicados às Instituições de Educação Superior (IES). Tomou-se como base os indicadores de sustentabilidade aplicados às IES propostos por Silva Junior et al. (2016) e as contribuições de Koehn e Uitto (2017; 2015) para abordar o processo de avaliação e de evidenciação sob a perspectiva de triangulação metodológica (quantitativa e qualitativa) para tratar de um fenômeno complexo e multidimensional como é o caso da sustentabilidade no contexto das IES. Nesse sentido, adicionou-se a perspectiva qualitativa e narrativa para avaliar e evidenciar a dimensão acadêmica proposta por Silva Junior et al. (2016). A articulação entre indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar e evidenciar as práticas e ações de sustentabilidade nas IES tem potencial para transformar este processo em uma experiência de aprendizagem coletiva para os participantes. Com isso, é possível construir um ambiente institucional de sinergias positivas capaz de fornecer meios para a explicação e a compreensão do contexto institucional de desenvolvimento sustentável. Espera-se que os avanços metodológicos propostos viabilizem meios para maior uma integração entre as IES e a sociedade, potencializado uma maior conscientização para a causa da sustentabilidade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Educação Superior Brasileira pt_BR
dc.subject Instituição de Educação Superior pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Avaliação e Evidenciação pt_BR
dc.subject Triangulação Metodológica pt_BR
dc.title AVALIAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVANÇOS RUMO À TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00115.pdf 546.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar