dc.contributor.author |
SILVA JUNIOR, ANNOR DA |
|
dc.contributor.author |
SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA |
|
dc.contributor.author |
VASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJO |
|
dc.contributor.author |
SILVA, VITOR CORREA DA |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-17T17:40:24Z |
|
dc.date.available |
2017-11-17T17:40:24Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-24 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-03-5 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181054 |
|
dc.description.abstract |
Propõe-se neste artigo avanços metodológicos ao processo de avaliação e de evidenciação de práticas e de ações de sustentabilidade aplicados às Instituições de Educação Superior (IES). Tomou-se como base os indicadores de sustentabilidade aplicados às IES propostos por Silva Junior et al. (2016) e as contribuições de Koehn e Uitto (2017; 2015) para abordar o processo de avaliação e de evidenciação sob a perspectiva de triangulação metodológica (quantitativa e qualitativa) para tratar de um fenômeno complexo e multidimensional como é o caso da sustentabilidade no contexto das IES. Nesse sentido, adicionou-se a perspectiva qualitativa e narrativa para avaliar e evidenciar a dimensão acadêmica proposta por Silva Junior et al. (2016). A articulação entre indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar e evidenciar as práticas e ações de sustentabilidade nas IES tem potencial para transformar este processo em uma experiência de aprendizagem coletiva para os participantes. Com isso, é possível construir um ambiente institucional de sinergias positivas capaz de fornecer meios para a explicação e a compreensão do contexto institucional de desenvolvimento sustentável. Espera-se que os avanços metodológicos propostos viabilizem meios para maior uma integração entre as IES e a sociedade, potencializado uma maior conscientização para a causa da sustentabilidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior Brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Instituição de Educação Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação e Evidenciação |
pt_BR |
dc.subject |
Triangulação Metodológica |
pt_BR |
dc.title |
AVALIAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVANÇOS RUMO À TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |