A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO

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A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO

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Title: A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO
Author: SILVA JUNIOR, ANNOR DA; SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA; VASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJO; SILVA, VITOR CORREA DA; BRITO, SARAH LUIZA MARTINS SILVA DE; MONTEIRO, JOSÉ MICHEL ROCHA
Abstract: Investigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em administração acerca da noção de sustentabilidade. Articulou-se a teoria dos stakeholders, com o corpo de conhecimento acerca da sustentabilidade, da ética e da formação do administrador. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa documental. Os dados coletados por meio de questionários foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com 233 discentes (30,98% do tamanho da população) de todos os períodos do curso e dos turnos matutino e noturno. A síntese dos resultados revela que, do ponto de vista dos respondentes, a noção de sustentabilidade, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, sociocultural e ambiental, fica apenas no campo do discurso (comportamento esperado) e não se materializa na prática (comportamento efetivo). As evidências indicam que a dimensão econômica prevalece sobre as demais, principalmente, quando a lucratividade do acionista e a sobrevivência da organização são os objetos de investigação. Reflexões acerca do processo de formação do administrador são necessárias, sobretudo pelos indícios de que o modelo de formação cartesiano e voltado para a lucratividade ainda prevalece frente a educação voltada para a sustentabilidade.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181015
Date: 2017-11-24


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