dc.contributor.author |
SILVA JUNIOR, ANNOR DA |
|
dc.contributor.author |
SILVA, PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA |
|
dc.contributor.author |
VASCONCELOS, KÁTIA CYRLENE DE ARAÚJO |
|
dc.contributor.author |
SILVA, VITOR CORREA DA |
|
dc.contributor.author |
BRITO, SARAH LUIZA MARTINS SILVA DE |
|
dc.contributor.author |
MONTEIRO, JOSÉ MICHEL ROCHA |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-17T17:22:07Z |
|
dc.date.available |
2017-11-17T17:22:07Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-24 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-03-5 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181015 |
|
dc.description.abstract |
Investigou-se o ponto de vista de discentes de graduação em administração acerca da noção de sustentabilidade. Articulou-se a teoria dos stakeholders, com o corpo de conhecimento acerca da sustentabilidade, da ética e da formação do administrador. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários e pesquisa documental. Os dados coletados por meio de questionários foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com 233 discentes (30,98% do tamanho da população) de todos os períodos do curso e dos turnos matutino e noturno. A síntese dos resultados revela que, do ponto de vista dos respondentes, a noção de sustentabilidade, que pressupõe o tratamento equitativo das dimensões econômica, sociocultural e ambiental, fica apenas no campo do discurso (comportamento esperado) e não se materializa na prática (comportamento efetivo). As evidências indicam que a dimensão econômica prevalece sobre as demais, principalmente, quando a lucratividade do acionista e a sobrevivência da organização são os objetos de investigação. Reflexões acerca do processo de formação do administrador são necessárias, sobretudo pelos indícios de que o modelo de formação cartesiano e voltado para a lucratividade ainda prevalece frente a educação voltada para a sustentabilidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do Administrador |
pt_BR |
dc.subject |
Stakeholders |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento Esperado |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento Efetivo |
pt_BR |
dc.title |
A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: NA PRÁTICA A SUSTENTABILIDADE FICA NO DISCURSO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |