Alçando voos entre livros de imagem: o acervo do PNBE para a educação infantil

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Alçando voos entre livros de imagem: o acervo do PNBE para a educação infantil

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Título: Alçando voos entre livros de imagem: o acervo do PNBE para a educação infantil
Autor: Spengler, Maria Laura Pozzobon
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo estudar os livros de imagem que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil em quatro edições ? 2008, 2010, 2012, 2014 ?, percebendo o livro de imagem como fundante de experiência literária de leitura com vistas à sensibilização do olhar. Para tanto, o caminho trilhado contemplou os seguintes objetivos específicos: conceituar o livro de imagem, percebendo-o historicamente como gênero literário; compreender a leitura literária do livro de imagem a partir da concepção de letramento/educação literária; analisar os livros de imagem que compõem o acervo para a Educação Infantil do PNBE. A pesquisa tem caráter qualitativo e tem como referencial teórico os fundamentos acerca do livro de imagem e as características que o tornam importante como gênero literário. Desse modo, discutiu-se as propostas teóricas de vários pesquisadores em forma de fortuna crítica (CAMARGO, 1995; LIMA, 2009; RAMOS, 2013; NIKOLAJEVA; SCOTT, 2011; VAN DER LINDEN, 2011, 2013), os aspectos referentes à Literatura infantil e à construção do gênero, a partir de seu destinatário específico (COELHO, 2000; ZILBERMAN, 2005; PANOZZO; RAMOS, 2011; HUNT, 2010), que permite estabelecer uma base teórica para aprofundar a reflexão acerca da literatura para as crianças de Educação Infantil (DEBUS, 2006; BAPTISTA, 2012; REYES, 2010), apoiando-se também nos documentos de referência norteadores da prática pedagógica para a Educação Infantil, bem como a concepção de letramento literário e educação literária (COSSON, 2012, 2015; RECHOU, 2012) e os elementos que fundam e caracterizam o PNBE como política pública de leitura, destacando a composição dos acervos de livros de imagem. (PAIVA, 2012; FERNANDES, Célia 2013). Para isso, foram consultados os editais do Programa (BRASIL, 2008, 2010, 2012, 2014) e os materiais de apoio enviados às instituições (BRASIL, 2008, 2014), que permitiram a reflexão acerca da concepção de livro de imagem tomado para a composição dos acervos. Tomando como ponto de partida as listas oficiais dos livros selecionados, divulgadas pelo Ministério da Educação e o Centro de Alfabetização, leitura e Escrita (CEALE), que indicava a presença de 77 livros de imagem, houve a necessidade de excluir da lista os livros que continham textos verbais e, portanto, foram descritos analiticamente os 59 livros que contemplam a característica primordial de um livro de imagem, que é a de apresentar uma narrativa a partir de uma sequência de imagens guiada por um fionarrativo, entre os 360 livros distribuídos nos oito anos que o Programa atendeu a Educação Infantil. Posteriormente, esses livros foram divididos a partir de duas categorias: os livros de imagem e os livros com imagens. Sendo assim, a presente pesquisa forneceu dados para compreensão de que as imagens que compõem as narrativas dos livros de imagem possibilitam a formação do leitor, pois a leitura da imagem introduz o leitor no universo imagético, dando-lhe a oportunidade de estabelecer contato com a arte e, a partir dela, com experiência estética, ampliando sua capacidade de reflexão acerca da realidade.Abstract : This research aims to study the wordless picturebooks that compose the collections of the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) for Early Childhood Education in four editions ? 2008, 2010, 2012, 2014, perceiving the wordless picturebook as the founder of literary reading experience with a view to eye sensitization. In order to do so, the path followed contemplated the following specific objectives: conceptualizing the wordless picturebook, perceiving it historically as a literary genre. Understand the literary reading of the image book from the conception of literacy/literary education; Analyze the wordless picturebooks that compose the collection of PNBE for Early Childhood Education. The research has a qualitative character and has theoretical reference the fundamentals about the wordless picturebooks and the characteristics that make it important as a literary genre, for which the theoretical proposals of several researchers in the form of critical fortune were discussed (CAMARGO, 1995; LIMA, 2009; RAMOS, 2013; NIKOLAJEVA; SCOTT, 2011; VAN DER LINDEN, 2011, 2013). The aspects related to children's literature and the construction of the genre from its specific recipient (COELHO, 2000; ZILBERMAN, 2005; PANOZZO; RAMOS, 2011, HUNT, 2010), which allowed to establish a theoretical basis to deepen the reflection about the literature for the children of Early Childhood Education (DEBUS, 2006; BAPTISTA, 2012; REYES, 2010), also supporting the reference documents of the pedagogical practice for Early Childhood Education, as well as the conception of literacy and literary education (COSSON, 2012, 2015; RECHOU, 2012). The elements that found and characterize PNBE as a public reading policy, highlighting the composition of the wordless picturebooks collections (PAIVA, 2012; FERNANDES, Célia 2013). For this, the program announcements (BRASIL, 2008, 2010, 2012, 2014) and the support materials sent to the institutions (BRASIL, 2008, 2014) were consulted, which allowed the reflection about the wordless picturebooks design taken for the composition of collections. Taking as a starting point the official lists of the selected books, published by MEC and CEALE that indicated the presence of 77 wordless picturebooks, it was necessary to exclude from the list the books that contained verbal texts and, therefore, were described analytically the 59 wordless picturebooks among the 360 books distributed in the eight years that the program attended Early Childhood Education. That contemplate the primordial characteristic of a wordless picturebooks,that is to present a narrative from a sequence of images guided by a narrative thread. Subsequently these books were from two categories: wordless picturebooks (books of images) and the books with images. The present work provided data for understanding that the images that make up the narratives of the picture books make possible the formation of the reader, because the reading of the image introduces the reader into the imaginary universe, giving him the opportunity to establish contact With art and from it, with aesthetic experience, expanding his capacity for reflection on reality.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180692
Data: 2017


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