Efeito de uma intervenção multicomponente sobre o tempo gasto em atividade física no período escolar

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Efeito de uma intervenção multicomponente sobre o tempo gasto em atividade física no período escolar

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Title: Efeito de uma intervenção multicomponente sobre o tempo gasto em atividade física no período escolar
Author: Costa, Bruno Gonçalves Galdino da
Abstract: Este estudo analisou dados de uma intervenção de base escolar não randomizada com proposta de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e a percepção de imagem corporal em adolescentes. O objetivo do presente estudo foi analisar fatores associados ao tempo gasto em comportamento sedentário e em atividade física de intensidade leve e de intensidade moderada a vigorosa (AFMV) no período escolar, nos recreios, e em aulas de educação física (EF) e avaliar o efeito da intervenção nestas variáveis. Adolescentes do sexto ao nono ano (11-14 anos) de duas escolas públicas municipais de Florianópolis, SC, Brasil, responderam um questionário estruturado, foram submetidos à aferição de medidas antropométricas (estatura, massa corporal, dobras cutâneas, bioimpedância), participaram de um teste de aptidão cardiorrespiratória e utilizaram acelerômetros no período escolar ao longo de uma semana na linha de base e após 14 semanas de intervenção. O programa de intervenção contou com quatro componentes: 1) estruturação e aumento da intensidade em aulas de EF, com oferta de formação e material didático de suporte para os professores; 2) mudanças no ambiente para estimular a prática de atividade física (AF) no recreio, por meio de disponibilização de equipamentos de fácil acesso para os escolares; 3) ações educativas para alunos e pais, abordando tópicos de AF e saúde, educação nutricional, e imagem corporal; 4) desenvolvimento e divulgação de quatro panfletos, sendo dois para alunos e dois para os pais, com mensagens sobre AF e comportamento sedentário, além de exposição de cartazes, com as mesmas mensagens nas salas de aula e pátios das escolas e das Unidade Básica de Saúde do bairro. Para identificar fatores associados ao comportamento sedentário e AF, foram empregadas análises de regressão linear ajustadas. As variáveis independentes inclusas no modelo foram sexo, idade, escore de posse de bens duráveis, aptidão cardiorrespiratória, percentual de gordura, atitude, autoeficácia, percepção do ambiente escolar, apoio dos pais e apoio dos amigos. Para comparar o período pós-intervenção com a linha de base foram empregadas análises de covariância. No período escolar total, a média de tempo em comportamento sedentário foi de 139,28 minutos, enquanto 10,49 minutos foram despendidos em AFMV. No recreioescolar os adolescentes passaram 6,18 minutos em comportamento sedentário, e 2,23 minutos em AFMV. Em aulas de educação física a média de tempo em comportamento sedentário foi de 16,52 minutos e em AF moderada à vigorosa 6,49 minutos. Meninas foram menos ativas e mais sedentárias do que meninos, enquanto idade e percentual de gordura associaram-se inversamente à prática de AF moderada à vigorosa e diretamente ao tempo em comportamento sedentário. Atitudes para AF associou-se positivamente com AF moderada à vigorosa e inversamente com comportamento sedentário, enquanto apoio dos amigos para AF associou-se inversamente com comportamento sedentário. Em relação ao efeito da intervenção, os resultados sugerem que a intervenção não foi efetiva para aumentar a AF moderada à vigorosa e diminuir comportamento sedentário no período escolar total, nas aulas de EF e no recreio escolar. Observou-se melhora do grupo controle em relação ao comportamento sedentário no período escolar total, e à AF moderada à vigorosa nos três períodos analisados, enquanto a escola intervenção apresentou um perfil mais sedentário e menos ativo após a intervenção. Potenciais causas destes resultados podem ser a greve dos funcionários durante a intervenção, as mudanças climáticas não controladas, e a possível não aderência dos professores de EF a intervenção.<br>Abstract : This study analyzed data from a school-based non-randomized intervention that aimed to enhance aerobic fitness and body image of adolescents. The objective of the present study was to analyze factors associated to time spent on sedentary behaviors and light and moderate-to-vigorous intensity physical activity (MVPA) during school time, recesses, and physical education (PE) classes, and to evaluate the effect of a intervention on these variables. Adolescents from the sixth to the ninth grades (11-14 years old) of two public schools of Florianopolis, Santa Catarina, Brazil, answered a structured questionnaire, were submitted to a battery of anthropometric measurements (height, weight, skinfolds), participated on a test to estimate maximum aerobic fitness, and wore accelerometers during school time. All measurements were conducted on the baseline and after the intervention. The intervention protocol was composed of four components: 1) reorganization and enhancement of the intensity of activities during PE classes, with a short course being offered to teachers with a booklet for teachers to use; 2) environmental changes to stimulate physical activity on recesses by making sports equipment available to students; 3) thematic educational sessions for students and parents, where they learnt about physical activity and health, nutritional health, and body image; 4) development and delivery of folders and posters on the school and on the health center of the same neighborhood with messages about physical activity and sedentary behavior. Crude and adjusted linar regression analysis were used to identify factors associated with sedentary behavior and physical activity. Independent variables included on the adjusted model were gender, age, score of belongings, aerobic fitness, body fat percentage, attitudes, self-efficacy, perception of the school environment, support from friends and support from parents. Analysis of covariance were used to compare baseline with post intervention. Adolescents spent, on average, 139.28 minutes on sedentary behavior and 10.49 minutes on MVPA during school time. On recesses, students spent 6.18 minutes on sedentary behaviors and 2.23 minutes on MVPA. On PE classes, the average time on sedentary behavior was 16.52 minutes and 6.49 minuteson MVPA. Girls were less active and more sedentary than boys, and age and body fat percentage were inversely associated with MVPA, and positively associated with sedentary behavior. Attitudes towards physical activity were positively associated with MVPA and inversely related with sedentary behavior, while support from friends to engage in physical activity was inversely related to sedentary behavior. In relation to the effects of the intervention, results suggest that the strategies were not effective to increase MVPA or decrease sedentary behavior at school, PE classes or recesses. We observed a decrease on the control group?s sedentary behavior on school-time and an increase in MVPA on all timeframes analyzed, while the intervention group was more sedentary and less active after the intervention. Potential causes of this results were the strike of the school staff in the middle of the intervention, climatic changes that were not controlled and possible non-adherence of PE teachers to the intervention protocol.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178309
Date: 2017


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