O método intuitivo em Sergipe: da prescrição a uma compreensão a partir de Calkins

DSpace Repository

A- A A+

O método intuitivo em Sergipe: da prescrição a uma compreensão a partir de Calkins

Show full item record

Title: O método intuitivo em Sergipe: da prescrição a uma compreensão a partir de Calkins
Author: Ferreira, Jefferson dos Santos; Santos, Ivanete Batista dos
Abstract: Neste artigo o objetivo é apresentar o resultado de um aprofundamento em relação a apropriação do método intuitivo nos documentos sergipanos datados de 1889 a 1901. Marco cronológico é justificado, por ser o Regulamento de 1889 a primeira fonte identificada até o presente momento que versa sobre a instrução pública primária em Sergipe, e por ser o Decreto n.º 501 de 1901 a última anterior a reforma de 1911, que institui os Grupos Escolares no estado. Como referencial teórico foi utilizado Calkins, (1886) para um entendimento acerca do método intuitivo; Chartier (2003) para o conceito de apropriação e Valente (2016) para a definição de saberes matemáticos. Como resultados é possível afirmar que o método intuitivo passou a ser recomendado a partir de 1890 e que há aproximações em relação a marcha do ensino proposta em Sergipe com a apresentada por Calkins, e ainda que na Lei nº. 5 de 1891 havia a recomendação explicita para a adoção de tal método. Por fim, foi possível identificar que a apropriação do método intuitivo, foi efetuada em um primeiro momento como uma matéria separada, ora intitulada Lições de Coisas, ora Exercícios de Intuição.
Description: Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/107/0
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177689
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
artigo 1.pdf 469.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar