O diálogo epistemológico em um caso de aproximação entre a história da educação matemática e a construção teórica do real

DSpace Repository

A- A A+

O diálogo epistemológico em um caso de aproximação entre a história da educação matemática e a construção teórica do real

Show full item record

Title: O diálogo epistemológico em um caso de aproximação entre a história da educação matemática e a construção teórica do real
Author: Rios, Diogo Franco
Abstract: O texto aqui apresentado se constitui em um ensaio elaborado a partir de algumas reflexões que emergiram da leitura do artigo A Construção teórica do Real: uma questão para a produção do conhecimento em educação, de autoria de Siomara Borba e Vera Teresa Valdemarin, e que foram objeto de discussão durante uma atividade do XIV Seminário Temático – Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, ocorrido em 2016, na cidade de Natal-RN. Busquei apresentar algumas provocações entre as pontuações do campo da epistemologia presentes no referido artigo e a natureza do trabalho do historiador da educação matemática em suas atividades de pesquisa. Sem pretender esgotar o tema, busquei trazer para o debate algumas reflexões que estão associadas às certas perspectivas historiográficas, segundo as quais, o objeto teoricamente produzido pelo historiador (o conhecimento histórico) constitui-se distinto do objeto real ao qual sua produção está referenciada, o passado.
Description: Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/42
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177684
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
Artigo Diogo.pdf 172.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar