Da geometria aos saberes geométricos: o refinamento de um entendimento a partir da pesquisa

DSpace Repository

A- A A+

Da geometria aos saberes geométricos: o refinamento de um entendimento a partir da pesquisa

Show full item record

Title: Da geometria aos saberes geométricos: o refinamento de um entendimento a partir da pesquisa
Author: Santos, Ivanete Batista dos
Abstract: Qual a diferença entre Geometria e saberes geométricos? Para responder a essa indagação foi produzida uma narrativa construída inicialmente a partir de pesquisas produzidos em Sergipe no formato de trabalhos de conclusão de curso - Santos (2014), de Ferreira (2014) e de dissertação de mestrado - Fonseca (2015). O exame dessas pesquisas permite a identificação do uso de termos como Geometria e saberes elementares geométricos. Para uma explicação sobre esses usos foi tomado como referente os trabalhos de Valente (2015), Leme da Silva (2015a) e Leme da Silva (2015b). O entendimento construído a partir desses autores é que no caso do ensino primário, a rubrica Geometria não é adequada, e sim saberes geométricos caracterizados em determinado momento pela estreita relação com o processo de elementarização, a partir de vagas pedagógicas: ensino tradicional, vaga intuitiva, Escola Nova e Movimento da Matemática Moderna, com a criação e reelaboração dos conteúdos. Por exemplo, da relação de desenho e geometria, surge a separação entre desenho natural, de objetos reais e imperfeitos para o desenho geométrico, de conceitos abstratos e perfeitos, retira a condição do desenho como preparo para os estudos de saberes geométricos e em seu lugar, é colocado o estudo das formas, que passa a anteceder à geometria. Por fim, a reposta a pergunta inicial aponta para a necessidade de uma revisão bibliográfica que acompanhe a produção de pesquisas sobre uma temática.
Description: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/89
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177610
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
artigo 1.pdf 246.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar