Abstract:
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A movimentação de massa é um fenômeno natural que vem aumentando em número de ocorrências ao longos dos últimos anos de maneira significativa. Para diminuir o efeito das consequências desses movimentos em taludes rodoviários cabe ao engenheiro responsável a escolha e dimensionamento de um método de contenção o mais rápido possível. Com isso, é justificada a necessidade de uma ferramenta de auxílio durante o processo de escolha, que é a proposta do corrente trabalho. Esse objetivo foi atingido através de extensa pesquisa acerca dos assuntos estruturas de contenção e observação dos métodos mais aplicados, principalmente na região de Santa Catarina. Como resultado, foi obtido um Manual emergencial, com diretrizes para escolha de estrutura de contenção em taludes rodoviários, que é composto por quatro componentes principais: Ficha de acompanhamento do talude, Tabela de características gerais das contenções, Fluxograma para escolha e Croquis. Foi possível concluir que esse material, apesar de simples, preenche uma carência existente e apresenta potencial para gerar redução no tempo de reação, diminuindo o risco de movimentos de terra e suas consequências. |