Infraestrutura de estações metroviárias: O caso da Estação de Novo Hamburgo (RS).

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Infraestrutura de estações metroviárias: O caso da Estação de Novo Hamburgo (RS).

Mostrar registro completo

Título: Infraestrutura de estações metroviárias: O caso da Estação de Novo Hamburgo (RS).
Autor: Baron, Vanessa
Resumo: Os parâmetros utilizados no dimensionamento dos terminais de passageiros (TPs) metroviários influenciam no conforto e na segurança dos usuários. As principais estações metroviárias brasileiras sofrem com a superlotação, que desencadeia problemas no sistema de transportes das suas cidades. A falta de uma normativa brasileira elaborada a partir da realidade do país faz com que cada projeto de estação metroviária seja elaborada considerando fatores distintos. Ao contrário de outros países, como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, onde o metrô constitui o principal sistema de transportes da suas cidades mais populosas, existem manuais que orientam a elaboração dos projetos de terminais de metrô. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar as características físicas da Estação de Novo Hamburgo (RS) através da aplicação de diretrizes internacionais e, a partir deste estudo, apontar indicadores para avaliar o espaço físico no que se refere ao dimensionamento das estações metroviárias brasileiras. As diretrizes utilizadas são: a Network Rail Station Capacity Guidance, do Reino Unido, e a Amtrak Station Program and Planning Guideline, da América do Norte. Os aspectos analisados foram: a plataforma de embarque e desembarque, os bloqueios, as bilheterias, as escadarias, as escadas rolantes, os elevadores, os corredores, as passarelas de acessos e outros componentes relacionados ao bem-estar do passageiro na estação. Os dados do terminal de passageiro (TP) foram retirados de documentos cedidos pela responsável, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (TRENSURB). Ao final foi possível identificar que a estação de Novo Hamburgo está em conformidade com as diretrizes do Reino Unido, porém não atendem as diretrizes da América do Norte. Identificou-se também que os indicadores de qualidade para uma normativa brasileira baseiam-se em: determinar a demanda futura dos passageiros, padronizar sinalização e sistemas de segurança e determinar o nível de serviço mínimo para passarelas, escadarias, escadas rolantes e plataformas de embarque e desembarque.The parameters used in the subway passenger terminals design influence in the comfort and safety of users. The main Brazilian subway stations suffer with overcrowding, which causes problems in the transportation system of their cities. The lack of a Brazilian legislation elaborated from the country’s reality, makes that each project of subway station be designed considering different factors. Unlike other countries, as United Kingdown, United States of America and Canada, in which the subway is the main transport system for the biggest cities, there are manuals guiding subway stations design. In this context, this work had the objective of analyzing the physical characteristics of the Novo Hamburgo Station through the application of international guidelines, and from this study to point out indicators to evaluate the physical space regarding the design of the Brazilian subway stations. The guidelines used were the United Kingdom's Network Rail Station Capacity Guidance and the North American Amtrak Station and Planning Guideline. The analyzed aspects were: boarding and alighting platform, gateways, ticket offices, access walkways, stairways, escalators, elevators, corridors and other components related to the passenger welfare in the station. The data of the subway passenger terminal were taken from documents provided by the Urban Trains Company of Porto Alegre S.A. (TRENSURB). It was possible to identify that the Novo Hamburgo station complies with UK guidelines but does not comply with the North American guidelines. Also, it was identified that the quality indicators for a Brazilian standard are based on: determining future passenger demand, standardizing signaling and safety systems and determining the minimum level of service for boarding and alighting platforms, walkways and stairways.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177124
Data: 2017-06-26


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC- Final - Repositório - Vanessa.pdf 8.047Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar