Title: | Ferramenta de suporte ao planejamento com foco em áreas urbanas resilientes |
Author: | Centenaro, Kelvin Sobé |
Abstract: |
O objetivo deste trabalho é analisar a potencial aplicabilidade de um software como ferramenta de suporte ao planejamento que seja capaz de avaliar alternativas de projeto sustentável, com foco em áreas urbanas resilientes. Como projetos alternativos que atendam ao objetivo central do trabalho, considera-se a aplicação de diferentes práticas de Infraestrutura Verde (IV). A hipótese básica é que a IV aplicada ao desenho urbano não traz apenas os benefícios inerentes ao tipo de infraestrutura adotado, mas também é mais eficiente para atração de novos usuários à mobilidade ativa, devido à qualificação do meio urbano. Além disso, resulta em impactos positivos para uma região e, consequentemente, para as escolhas de modo. Para a escolha de uma ferramenta, é necessário compreender, inicialmente, quais os elementos que representam os conceitos de IV e que indicadores são mais adequados para medir os prováveis benefícios. Portanto, o que se propõe, através deste trabalho, é um método que envolve as etapas de levantamento de necessidades para a seleção de uma ferramenta capaz de simular e produzir indicadores de impactos de Infraestrutura Verde que promovam uma mobilidade mais sustentável. Como sequência disto, analisar a viabilidade dessa ferramenta para ilustrar, de forma mais realista, as diferentes alternativas de Infraestrutura Verde, promovendo modos de transporte mais sustentáveis e influenciando a escolha modal. O método é apresentado através de um estudo de caso para a cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil. O software escolhido para aplicação é o InfraWorks, da Autodesk®, porque atendeu positivamente aos requisitos propostos, viabilizando a modelagem de uma infraestrutura urbana baseado em modelos de design tridimensionais. Desta maneira, dado que a escolha modal está relacionada com a qualidade da oferta de transporte e com as características do ambiente urbano, a representação mais realista ajudará a compreender e avaliar melhor os cenários propostos. Tendo isto em vista, o InfraWorks pode desempenhar um papel importante, não só, como ferramenta de suporte ao planejamento urbano e apoio para a tomada de decisões, como auxiliar na melhoria do ensino, de forma transdisciplinar, nas engenharias de mobilidade da UFSC Joinville, promovendo uma melhor compreensão das interações entre os diferentes agentes e influenciado pelos elementos que compõem o espaço urbano. The aim of this study is to analyse the potential applicability of a software as a tool to support planning that is capable of evaluating sustainable project alternatives, focusing on resilient urban areas. As alternatives projects that meets the main objective of this study, it is considered the application of green infrastructure (GI) concepts. The basic hypothesis is that applying these concepts to urban design does not only brings the benefits inherent to the type of infrastructure adopted itself, but, also, is more efficient in attracting new users to active mobility due to the qualification of the environment. In addition, it results in positive impacts for region, and, consequently, to the mode choices. To choose a tool, it is necessary to understand, initially, which elements represents GI concepts and which indicators are most suited to measure the probable benefits. Therefore, what is proposed, through this research, is a method that involves the steps of surveying needs to select a tool capable of simulating and producing indicators of impacts of Green Infrastructure that promote a more sustainable mobility. As a consequence of that, to analyse the feasibility of the tool to illustrate, in a more realistic way, the different alternatives of Green Infrastructure, support to promotion of more sustainable modes of transport and influencing the modal choice. The method is presented through a case study for the city of Joinville, Santa Catarina, Brazil. The software chosen for application in this study is InfraWorks, from Autodesk®, because it attended positively the proposed requirements, enabling the modelling of an urban infrastructure based on three-dimensional design models. In this way, given that the modal choice is related to the quality of the transport supply and characteristics of the urban environment, a more realistic representation will help to better understand and evaluate the proposed scenarios. With this in mind, InfraWorks can play an important role, not only as an urban planning support tool, and support to decision making, but also to help improve transdisciplinary teaching in UFSC Joinville’s mobility engineering, promoting a better understanding of interactions between different agents and influenced by the elements that compose the urban space. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177119 |
Date: | 2017-06-20 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC_KSC_VersaoFinal.pdf | 7.079Mb |
View/ |
Trabalho de Conclusão de Curso, última versão revisada. |