Title: | Estudo da coordenação interpessoal na dinâmica da marcação no futebol: efeitos da manipulação da tarefa em diferentes categorias de formação |
Author: | Menuchi, Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro |
Abstract: |
O objetivo desta tese foi analisar as tendências de coordenação interpessoal sob diferentes intensidades de marcação em diferentes categorias de idade do futebol. Especificamente, buscou-se mapear e descrever a dinâmica da coordenação interpessoal baseado nas ferramentas dos sistemas dinâmicos, onde foi possível verificar as tendências de coordenação que emergiram nos diferentes contextos apresentados. A intensidade da marcação foi manipulada alterando-se o espaço de jogo e o tempo de posse de bola no pequeno jogo de futebol popularmente conhecido como bobinho. Cinco participantes de cada categoria de idade (sub13, sub15, sub17 e sub20) realizaram a tarefa no próprio ambiente de treinamento, combinando 4 condições experimentais: espaço ampliado e posse de bola livre (AL), espaço ampliado e posse de bola restrita (AR), espaço reduzido e posse de bola livre (RL), e espaço reduzido e posse de bola restrita (RR). As variáveis independentes foram a categoria de idade (sub13, sub15, sub17 e sub20) e a intensidade da marcação (AL, AR, RL e RR). As variáveis dependentes foram o desempenho no jogo (medido pelo tempo de rali, velocidade da bola e frequência de passe), a topologia dos passes (medida pelas distâncias interpessoais, ângulo e velocidade do passe em cada passe) e a sinergia da marcação (medida pela associação entre as distâncias da bola do marcador e do centroide). Foram desenvolvidos procedimentos de análise e ferramentas que permitiram observar as tendências de coordenação interpessoal dos jogadores. Os resultados demonstraram que (1) marcador e passadores são fortemente acoplados (discutido aqui como a sinergia da marcação); (2) a sinergia da marcação emerge de uma flexível e adaptativa troca de passes; (3) a sinergia da marcação fortalece em função da intensidade da marcação; e (4) a sinergia da marcação fortalece em função da idade e experiência na modalidade. Conclui-se que a coordenação interpessoal na marcação (sinergia da marcação) pode ser analisada como um processo emergente e auto-organizado no contexto de ação, abrindo novas linhas de estudo e intervenção no esporte coletivo de invasão.<br> Abstract : The aim of this thesis was to analyze the trends of interpersonal coordination in different intensity of marking in different age categories of football. Specifically, we sought to map and describe the dynamics of interpersonal coordination based on dynamical systems tools where it was possible to verify the coordination trends that have emerged in different contexts presented. The intensity of marking was manipulated by changing the game space and the ball possession time in the small football game popularly known as "bobinho". Five participants from each age category (U13, U15, U17 and U20) performed the task in their own training environment combining four experimental conditions: expanded space and free ball possession (AL), expanded space and restricted ball possession (AR) reduced space and free ball possession (RL), and reduced space and restricted ball possession (RR). The independent variables were age category (U13, U15, U17 and U20) and the intensity of marking (AL, AR, RL and RR). The dependent variables were the performance in the game (measured by the time of the rally, speed of the ball and frequency of the pass), the topology of passes (measured by interpersonal distance, angle and velocity of the pass in each pass) and synergy of marking (measured by the association between the ball distances of the marker and centroid). Analysis procedures and tools that allowed to observe interpersonal coordination tendencies were developed. The results demonstrated that (1) the players are strongly coupled (discussed here as synergy of marking); (2) the synergy of marking emerges of flexible and adaptive exchange of passes; (3) the synergy of marking strengthens due to the intensity of marking; and (4) the synergy of marking strengthens according to age and experience in the sport. It is concluded that interpersonal coordination in marking (synergy of marking) can be analyzed as an emergent and self-organized process in the action context, opening new lines of study and intervention in the collective sports of invasion. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175796 |
Date: | 2016 |
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