Abstract:
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O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar os saberes matemáticos no livro didático de Condorcet Moyens d’apprendre à compter sûrement et avec facilite (1794), traduzido no Brasil no ano de 1883 intitulado Methodo para aprender a contar com segurança e facilidade, editada pela Livraria Nicolau Alves – Alves Sucessores. Da mesma forma será tomado uma segunda tradução correspondendo ao ano de 1940, publicado pelo “Jornal do Commercio” – Rodrigues & Cia., com o título Meios para aprender a contar com segurança e facilidade. As análises contemplarão aspectos relacionados em Gomes (2003), Manacorda (1992), Silva (2008), Trouvé (2007) e Valente (2016). Contextualiza-se o cenário educacional do final do século XIX e a influência do positivismo no Brasil de acordo com Aranha (1996), Romanelli (1986) e Valente (2000). O saber matemático para Condorcet contribui para a construção da autonomia do homem, pois o mesmo seria constituído para compreensão e não apenas a repetição e memorização. |