A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos

DSpace Repository

A- A A+

A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos

Show full item record

Title: A geometria da escola primária paranaense: da legislação aos livros didáticos
Author: Camara, Alexsandra; Pinto, Neuza Bertoni
Abstract: O presente estudo é fundamentado na história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990; JULIA, 2002), no sentido de conceber a escola como um espaço de criação de saberes que dão forma e viabilidade às finalidades educativas de um determinado momento histórico. Buscamos realizar um estudo histórico sobre a constituição da disciplina de Geometria da escola primária do estado do Paraná, na década de 1930, momento de importantes mudanças políticas no estado, decorrentes da troca de interventor federal e que tiveram fortes implicações no currículo. Partindo da análise do contexto educacional da referida década, o estudo analisa documentos legais, dentre outros, Relatórios e Mensagens do Governo Manoel Ribas, Regimento Interno dos Grupos Escolares do Estado, Decretos e livros didáticos veiculados na época. Ao realizarmos a análise comparativa das fontes históricas constituídas para o estudo, observamos algumas divergências que possivelmente geraram discussões e determinadas escolhas dos professores quanto aos processos de ensino e aprendizagem referentes aos saberes geométricos.
Description: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/87
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174553
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
87-299-1-PB.pdf 599.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar