Relações entre a formação e a docência em matemática: perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares

DSpace Repository

A- A A+

Relações entre a formação e a docência em matemática: perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares

Show full item record

Title: Relações entre a formação e a docência em matemática: perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: Este estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional.
Description: Disponível em:http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/77/53
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174496
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
77-209-1-PB.pdf 261.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar