Revisão de literatura sobre o uso de vídeos no ensino de Física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Revisão de literatura sobre o uso de vídeos no ensino de Física

Mostrar registro completo

Título: Revisão de literatura sobre o uso de vídeos no ensino de Física
Autor: Leal, George Calderaro
Resumo: RESUMO O desenvolvimento das tecnologias modernas impactou significativamente a sociedade como um todo e com o ensino e a educação não foi diferente, onde a inserção das novas tecnologias em sala de aula tornou-se uma ferramenta com grande potencial no ensino. Dentre essas tecnologias podemos destacar os recursos audiovisuais (RAV), mais especificamente através do uso de vídeos no ensino de física (EF). Para termos uma visão sobre o andamento da conexão do uso de vídeos com o ensino de física, foi feito um levantamento das publicações em três eventos de pesquisa da área dos últimos 7 anos, são eles: O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e o Encontro Nacional de Pesquisa de Ensino de Física (EPEF). A pesquisa selecionou 59 trabalhos referentes ao tema e analisou qual o perfil e linha temática dos trabalhos escolhidos com um resumo analítico simples de cada um, com tópicos que abordassem a área da física explorada, metodologia, objetivo, resultado e conclusão dos mesmos, e também categorizou os vídeos dos trabalhos em 8 funções para os RAVs, sendo as funções de organizador prévio e vídeo-processo as mais encontradas. Palavras-chave: Ensino de física. Audiovisual. Vídeo.ABSTRACT The development of modern technologies impacted significantly the whole society and at teaching and education it was not different, which the insertion of new technologies into the classroom has become a tool with great potential in teaching. Among these technologies we can highlight the audiovisual resources (RAV), more specifically through the use of videos in physics teaching (EF). A reseach of the publications on the data base of three reseach events of the field was made in order of get an overview about how the connection between the use of videos in education and the teaching of physics is, they are: The National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC), National Symposium on Physics Teaching (SNEF) and the National Meeting on Research in Physics Education (EPEF). The research selected 59 works related to the theme and analyzed the profile and thematic line of the chosen ones through a simple analytical summary of each one. This was made pointing out topics that covered the field of physics, methodology, objective, result and conclusion of the works, and also categorized the videos of the works in 8 functions for the RAVs, in which the functions of previous organizer and video process were the most found. Keywords: Teaching physics. Audiovisual. Video.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174341
Data: 2017-03-30


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC George Calderaro Leal_v2.pdf 404.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar