Revisão de literatura sobre o uso de vídeos no ensino de Física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Revisão de literatura sobre o uso de vídeos no ensino de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Paulo José Sena dos
dc.contributor.author Leal, George Calderaro
dc.date.accessioned 2017-03-30T14:05:23Z
dc.date.available 2017-03-30T14:05:23Z
dc.date.issued 2017-03-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174341
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O desenvolvimento das tecnologias modernas impactou significativamente a sociedade como um todo e com o ensino e a educação não foi diferente, onde a inserção das novas tecnologias em sala de aula tornou-se uma ferramenta com grande potencial no ensino. Dentre essas tecnologias podemos destacar os recursos audiovisuais (RAV), mais especificamente através do uso de vídeos no ensino de física (EF). Para termos uma visão sobre o andamento da conexão do uso de vídeos com o ensino de física, foi feito um levantamento das publicações em três eventos de pesquisa da área dos últimos 7 anos, são eles: O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e o Encontro Nacional de Pesquisa de Ensino de Física (EPEF). A pesquisa selecionou 59 trabalhos referentes ao tema e analisou qual o perfil e linha temática dos trabalhos escolhidos com um resumo analítico simples de cada um, com tópicos que abordassem a área da física explorada, metodologia, objetivo, resultado e conclusão dos mesmos, e também categorizou os vídeos dos trabalhos em 8 funções para os RAVs, sendo as funções de organizador prévio e vídeo-processo as mais encontradas. Palavras-chave: Ensino de física. Audiovisual. Vídeo. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT The development of modern technologies impacted significantly the whole society and at teaching and education it was not different, which the insertion of new technologies into the classroom has become a tool with great potential in teaching. Among these technologies we can highlight the audiovisual resources (RAV), more specifically through the use of videos in physics teaching (EF). A reseach of the publications on the data base of three reseach events of the field was made in order of get an overview about how the connection between the use of videos in education and the teaching of physics is, they are: The National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC), National Symposium on Physics Teaching (SNEF) and the National Meeting on Research in Physics Education (EPEF). The research selected 59 works related to the theme and analyzed the profile and thematic line of the chosen ones through a simple analytical summary of each one. This was made pointing out topics that covered the field of physics, methodology, objective, result and conclusion of the works, and also categorized the videos of the works in 8 functions for the RAVs, in which the functions of previous organizer and video process were the most found. Keywords: Teaching physics. Audiovisual. Video. pt_BR
dc.format.extent 81 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Audiovisual pt_BR
dc.subject Vídeo pt_BR
dc.title Revisão de literatura sobre o uso de vídeos no ensino de Física pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC George Calderaro Leal_v2.pdf 404.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar