Trabalho e deficiência: a trajetótira de uma professora cega na rede pública de ensino de um município no Vale de Itajaí - SC

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Trabalho e deficiência: a trajetótira de uma professora cega na rede pública de ensino de um município no Vale de Itajaí - SC

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Título: Trabalho e deficiência: a trajetótira de uma professora cega na rede pública de ensino de um município no Vale de Itajaí - SC
Autor: Cariolato, Michele
Resumo: Para a promoção de processos educativos inclusivos a todos os sujeitos da educação é muito importante realizar o mapeamento das barreiras que obstaculizam o acesso, permanência e a participação social em igualdade de condições às pessoas sem deficiência. Nesse processo, ouvir as pessoas que vivenciam a deficiência é de grande relevância, pois o que pode ser uma barreira para determinada pessoa, pode não ser para outra. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as barreiras sociais experienciadas ao longo de sua trajetória profissional por uma professora com deficiência visual que atua na rede pública de ensino de um município de Santa Catarina. Para tanto, foi realizado um estudo de caso. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada e avaliadas por meio da estratégia de análise de conteúdo temático. Espero que este trabalho de conclusão sirva de exemplo para outras regiões, esclarecendo dúvidas sobre a temática da deficiência, o que contribuirá para a ampliação das discussões em torno dos direitos das pessoas com deficiência, dando o suporte necessário ao avanço das políticas públicas, realizando a inclusão de pessoas não pela compreensão de que são dignas de pena ou caridade, mas por uma questão de direitos humanos, ampliando o olhar que se tem sobre o público em questão.To promove inclusive educational processes to all education subjects, it is very important to realize the barriers mapping that block the access, permanence and social participation on equality conditions to disability people. In this process, listening to people who experience disability is of great relevance, because what may be a barrier to one person may not be for another. This research aimed to identify the social barriers experienced during the course of her professional career by a visually impaired teacher who works in the municipality public school system of Santa Catarina State. Therefore, it was realized a study about this case. The information was obtained through a semi-structured interview and evaluated by thematic content analysis strategy. I hope this conclusion will serve as an example for other regions, clarifying doubts about the disability issue, which will contribute to the broader discussion on the rights of people with disabilities, providing the necessary support for the advancement of public policies, realizing the inclusion of people not by the understanding that they are worthy of pity or charity, but by a human rights issue, broadening the view one has about the public in question.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173899
Data: 2017-03-02


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