Trabalho e deficiência: a trajetótira de uma professora cega na rede pública de ensino de um município no Vale de Itajaí - SC

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Trabalho e deficiência: a trajetótira de uma professora cega na rede pública de ensino de um município no Vale de Itajaí - SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gesser, Marivete
dc.contributor.author Cariolato, Michele
dc.date.accessioned 2017-03-02T16:51:58Z
dc.date.available 2017-03-02T16:51:58Z
dc.date.issued 2017-03-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173899
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract Para a promoção de processos educativos inclusivos a todos os sujeitos da educação é muito importante realizar o mapeamento das barreiras que obstaculizam o acesso, permanência e a participação social em igualdade de condições às pessoas sem deficiência. Nesse processo, ouvir as pessoas que vivenciam a deficiência é de grande relevância, pois o que pode ser uma barreira para determinada pessoa, pode não ser para outra. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as barreiras sociais experienciadas ao longo de sua trajetória profissional por uma professora com deficiência visual que atua na rede pública de ensino de um município de Santa Catarina. Para tanto, foi realizado um estudo de caso. As informações foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada e avaliadas por meio da estratégia de análise de conteúdo temático. Espero que este trabalho de conclusão sirva de exemplo para outras regiões, esclarecendo dúvidas sobre a temática da deficiência, o que contribuirá para a ampliação das discussões em torno dos direitos das pessoas com deficiência, dando o suporte necessário ao avanço das políticas públicas, realizando a inclusão de pessoas não pela compreensão de que são dignas de pena ou caridade, mas por uma questão de direitos humanos, ampliando o olhar que se tem sobre o público em questão. pt_BR
dc.description.abstract To promove inclusive educational processes to all education subjects, it is very important to realize the barriers mapping that block the access, permanence and social participation on equality conditions to disability people. In this process, listening to people who experience disability is of great relevance, because what may be a barrier to one person may not be for another. This research aimed to identify the social barriers experienced during the course of her professional career by a visually impaired teacher who works in the municipality public school system of Santa Catarina State. Therefore, it was realized a study about this case. The information was obtained through a semi-structured interview and evaluated by thematic content analysis strategy. I hope this conclusion will serve as an example for other regions, clarifying doubts about the disability issue, which will contribute to the broader discussion on the rights of people with disabilities, providing the necessary support for the advancement of public policies, realizing the inclusion of people not by the understanding that they are worthy of pity or charity, but by a human rights issue, broadening the view one has about the public in question. pt_BR
dc.format.extent 39 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Professor com deficiência pt_BR
dc.subject Direitos pt_BR
dc.subject Barreiras sociais pt_BR
dc.title Trabalho e deficiência: a trajetótira de uma professora cega na rede pública de ensino de um município no Vale de Itajaí - SC pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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