Abstract:
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A presente pesquisa teve por objetivo identificar abordagens na educação em gênero para crianças, através de um levantamento bibliográfico, a fim de promover reflexões sobre violência e sua prevenção no cotidiano escolar. O problema de pesquisa foi: como é desenvolvido o tema Gênero para crianças, identificando e prevenindo a violência de gênero na escola? Nas discussões sobre o conceito de gênero, Scott (1989) entende que gênero passa pelo debate político e analítico e independe da anatomia do indivíduo. Gênero não diz respeito somente às mulheres, mas elas fazem parte da construção histórica dos “feminismos”, que lutam contra as desigualdades, discriminações, estereótipos e pelo respeito à diversidade. No embasamento teórico da pesquisa, abordou-se um pouco da história dos feminismos, a violência de gênero e as políticas públicas para seu enfrentamento. Analisou-se as relações de gênero e a violência discutidas por diversos autores, apontando três eixos que promovem reflexão sobre a violência contra crianças no meio familiar, violência de gênero na escola e a homofobia, assim como o uso de materiais didáticos escolares embasados na heteronormatividade. Percebeu-se a relevância do tema pesquisado que é pouco investigado, principalmente quando se trata da infância. Há necessidade de realizar novos estudos a fim de construir o “marco da diversidade” e inseri-lo no processo de ensino e aprendizagem com naturalidade e respeito. Também se faz necessário implementar análise e revisão de materiais escolares embasados na heteronormatividade, reformulando-os na perspectiva da diversidade, para que seja possível implementar a abordagem da educação em gênero para crianças com vistas à prevenção da violência na escola e na sociedade. |