A EDUCAÇÃO EM GÊNERO PARA CRIANÇAS NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR

DSpace Repository

A- A A+

A EDUCAÇÃO EM GÊNERO PARA CRIANÇAS NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Maria Eduarda
dc.contributor.author Benincá Mariani, Leonirce Maria
dc.date.accessioned 2017-03-02T16:50:38Z
dc.date.available 2017-03-02T16:50:38Z
dc.date.issued 2017-03-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173893
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve por objetivo identificar abordagens na educação em gênero para crianças, através de um levantamento bibliográfico, a fim de promover reflexões sobre violência e sua prevenção no cotidiano escolar. O problema de pesquisa foi: como é desenvolvido o tema Gênero para crianças, identificando e prevenindo a violência de gênero na escola? Nas discussões sobre o conceito de gênero, Scott (1989) entende que gênero passa pelo debate político e analítico e independe da anatomia do indivíduo. Gênero não diz respeito somente às mulheres, mas elas fazem parte da construção histórica dos “feminismos”, que lutam contra as desigualdades, discriminações, estereótipos e pelo respeito à diversidade. No embasamento teórico da pesquisa, abordou-se um pouco da história dos feminismos, a violência de gênero e as políticas públicas para seu enfrentamento. Analisou-se as relações de gênero e a violência discutidas por diversos autores, apontando três eixos que promovem reflexão sobre a violência contra crianças no meio familiar, violência de gênero na escola e a homofobia, assim como o uso de materiais didáticos escolares embasados na heteronormatividade. Percebeu-se a relevância do tema pesquisado que é pouco investigado, principalmente quando se trata da infância. Há necessidade de realizar novos estudos a fim de construir o “marco da diversidade” e inseri-lo no processo de ensino e aprendizagem com naturalidade e respeito. Também se faz necessário implementar análise e revisão de materiais escolares embasados na heteronormatividade, reformulando-os na perspectiva da diversidade, para que seja possível implementar a abordagem da educação em gênero para crianças com vistas à prevenção da violência na escola e na sociedade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Violência de gênero pt_BR
dc.subject Heteronormatividade pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title A EDUCAÇÃO EM GÊNERO PARA CRIANÇAS NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC GDE LEONIRCE 24-2-17 - PDF.pdf 446.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar