O concurso de cartazes do NIGS-UFSC como mediador de abordagens de ensino/aprendizagem ligadas a gênero e diversidade na escola: um relato de experiência

DSpace Repository

A- A A+

O concurso de cartazes do NIGS-UFSC como mediador de abordagens de ensino/aprendizagem ligadas a gênero e diversidade na escola: um relato de experiência

Show full item record

Title: O concurso de cartazes do NIGS-UFSC como mediador de abordagens de ensino/aprendizagem ligadas a gênero e diversidade na escola: um relato de experiência
Author: Alves, Patricia Maria Macedo
Abstract: Esta pesquisa visa refletir sobre o Concurso de Cartazes contra a Homo-Lesbo-Transfobia, promovido pelo Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades da Universidade Federal de Santa Catarina (NIGS-UFSC), analisando a importância/impacto de sua articulação nas situações de abordagens ligadas à discussão sobre gênero e sexualidades na escola, na disciplina de Artes Visuais. Neste sentido, serão utilizados relatos de experiência sobre as participações no Concurso de Cartazes nos anos de 2013, 2014 e 2015. Estes servirão como ponto de partida para refletir sobre as estratégias utilizadas no processo de ensino/aprendizagem, bem como sobre os cartazes resultantes deste processo, frutos das ponderações do/as aluno/as sobre: homofobia, transfobia, lesbofobia e heterossexismo. Nesta direção, também será considerada a relevância da formação de professores para a discussão sobre gênero e sexualidades na escola.This research analyses the importance and impact of a brazilian poster contest against homophobia, lesbophobia and transphobia, promoted by the NIGS, a group that study gender and identity in the brazilian university UFSC. This contest gathers many reports from discussions and performances about gender and sexualities in public schools in the courses about visual arts in 2013, 2014 and 2015. These corpus reflect the different strategies used in the teaching-learning process, as well as the posters created in this process that figure out ideias about homophobia, transphobia, lesbophobia and heterosexism; and the relevancy of teacher’s studies about gender and sexuality.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173856
Date: 2017-02-28


Files in this item

Files Size Format View
TCC GDE.pdf 2.174Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar