O concurso de cartazes do NIGS-UFSC como mediador de abordagens de ensino/aprendizagem ligadas a gênero e diversidade na escola: um relato de experiência

DSpace Repository

A- A A+

O concurso de cartazes do NIGS-UFSC como mediador de abordagens de ensino/aprendizagem ligadas a gênero e diversidade na escola: um relato de experiência

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Naspolini, Marisa
dc.contributor.author Alves, Patricia Maria Macedo
dc.date.accessioned 2017-03-01T01:07:00Z
dc.date.available 2017-03-01T01:07:00Z
dc.date.issued 2017-02-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173856
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa visa refletir sobre o Concurso de Cartazes contra a Homo-Lesbo-Transfobia, promovido pelo Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades da Universidade Federal de Santa Catarina (NIGS-UFSC), analisando a importância/impacto de sua articulação nas situações de abordagens ligadas à discussão sobre gênero e sexualidades na escola, na disciplina de Artes Visuais. Neste sentido, serão utilizados relatos de experiência sobre as participações no Concurso de Cartazes nos anos de 2013, 2014 e 2015. Estes servirão como ponto de partida para refletir sobre as estratégias utilizadas no processo de ensino/aprendizagem, bem como sobre os cartazes resultantes deste processo, frutos das ponderações do/as aluno/as sobre: homofobia, transfobia, lesbofobia e heterossexismo. Nesta direção, também será considerada a relevância da formação de professores para a discussão sobre gênero e sexualidades na escola. pt_BR
dc.description.abstract This research analyses the importance and impact of a brazilian poster contest against homophobia, lesbophobia and transphobia, promoted by the NIGS, a group that study gender and identity in the brazilian university UFSC. This contest gathers many reports from discussions and performances about gender and sexualities in public schools in the courses about visual arts in 2013, 2014 and 2015. These corpus reflect the different strategies used in the teaching-learning process, as well as the posters created in this process that figure out ideias about homophobia, transphobia, lesbophobia and heterosexism; and the relevancy of teacher’s studies about gender and sexuality. pt_BR
dc.format.extent 48 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Concurso de cartazes pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidades pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title O concurso de cartazes do NIGS-UFSC como mediador de abordagens de ensino/aprendizagem ligadas a gênero e diversidade na escola: um relato de experiência pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC GDE.pdf 2.174Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar