Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?

Mostrar registro completo

Título: Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?
Autor: Schardosim, Clair Roldão
Resumo: A presente pesquisa intitulada: Relações de Gênero na Educação Infantil: como brincam as crianças? tem como objetivo investigar através das brincadeiras como as crianças estão significando o gênero e com isso desconstruir conceitos estereotipados nas ações educativas. A metodologia utilizada para a efetivação deste estudo é a pesquisa qualitativa. Os envolvidos neste trabalho são crianças de 3 e 4 anos da turma do Jardim II do Centro de Educação Infantil Mini Mundo, localizado no município de Mampituba, cidade situada no litoral norte do Rio Grande do Sul. Os participantes tiveram sua identidade preservada e foi garantido o anonimato. Este estudo possibilitou conhecer como as crianças, através das brincadeiras, significam as relações de gênero e de que maneira essas questões aparecem no brincar e na escolha de seus brinquedos. Além disso, essa pesquisa proporcionou o entendimento de que a educação infantil pode exercer um papel fundamental na desconstrução desses conceitos conservadores que contribuem apenas para a desigualdade de gênero.The present research entitled: Gender Relations in Child Education: How do children play? aims to investigate through games how children are meaning the gender and with that to deconstruct stereotyped concepts in educational actions. The methodology used to carry out this study is qualitative research. Those involved in this work are children of 3 and 4 years of age in the Jardim II class at the Mini Mundo Infant Education Center, located in the municipality of Mampituba, a city located on the north coast of Rio Grande do Sul. Participants had their identity preserved and was guaranteed the anonymity. . This study made it possible to know how children, through play, signify gender relations and how these issues appear in the play and in the choice of their toys. In addition, this research provided the understanding that early childhood education can play a key role in the deconstruction of these conservative concepts which contribute only for gender inequality.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173843
Data: 2016-12-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
CLAIR_tcc .pdf 991.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar