Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças?

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lima, Patrícia de Moraes
dc.contributor.author Schardosim, Clair Roldão
dc.date.accessioned 2017-02-28T13:22:36Z
dc.date.available 2017-02-28T13:22:36Z
dc.date.issued 2016-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173843
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa intitulada: Relações de Gênero na Educação Infantil: como brincam as crianças? tem como objetivo investigar através das brincadeiras como as crianças estão significando o gênero e com isso desconstruir conceitos estereotipados nas ações educativas. A metodologia utilizada para a efetivação deste estudo é a pesquisa qualitativa. Os envolvidos neste trabalho são crianças de 3 e 4 anos da turma do Jardim II do Centro de Educação Infantil Mini Mundo, localizado no município de Mampituba, cidade situada no litoral norte do Rio Grande do Sul. Os participantes tiveram sua identidade preservada e foi garantido o anonimato. Este estudo possibilitou conhecer como as crianças, através das brincadeiras, significam as relações de gênero e de que maneira essas questões aparecem no brincar e na escolha de seus brinquedos. Além disso, essa pesquisa proporcionou o entendimento de que a educação infantil pode exercer um papel fundamental na desconstrução desses conceitos conservadores que contribuem apenas para a desigualdade de gênero. pt_BR
dc.description.abstract The present research entitled: Gender Relations in Child Education: How do children play? aims to investigate through games how children are meaning the gender and with that to deconstruct stereotyped concepts in educational actions. The methodology used to carry out this study is qualitative research. Those involved in this work are children of 3 and 4 years of age in the Jardim II class at the Mini Mundo Infant Education Center, located in the municipality of Mampituba, a city located on the north coast of Rio Grande do Sul. Participants had their identity preserved and was guaranteed the anonymity. . This study made it possible to know how children, through play, signify gender relations and how these issues appear in the play and in the choice of their toys. In addition, this research provided the understanding that early childhood education can play a key role in the deconstruction of these conservative concepts which contribute only for gender inequality. pt_BR
dc.format.extent 48f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Laguna, SC pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.title Relações de gênero na educação infantil: como brincam as crianças? pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
CLAIR_tcc .pdf 991.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar