Title: | Gênero em livros didáticos de história aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2014) |
Author: | Celestino, Gabriela Santetti |
Abstract: |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a categoria gênero está sendo abordada em livros didáticos de História dos anos finais do ensino fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2014, para o triênio 2014-2016. Dentre os oitenta volumes aprovados, foram analisados vinte e um volumes. Trata-se de uma análise tanto à presença da categoria gênero e de seus diferentes significados quanto do conteúdo, especialmente da forma como as mulheres são apresentadas. Além disso, busco perceber a forma como as coleções didáticas dialogam diretamente com o público feminino na linguagem contida na Apresentação da coleção e quais as formas indicadas, pelas coleções, para que se possa superar a desigualdade de gênero presente na sociedade brasileira. Localizo, ainda, como as coleções contemplam a legislação, e de que forma atendem aos critérios de seleção do PNLD 2014, como o direito à diversidade dentro de padrões éticos e de respeito à liberdade de indivíduos e grupos, com isenção de preconceitos, tanto de origem, etnia, gênero, religião, idade ou outras formas de discriminação (BRASIL, 2011, p. 61). A categoria gênero é compreendida na esteira de Joan Scott (1989 p.4), a qual comporta um elenco de posições teóricas, além de referências descritivas sobre as relações entre os sexos . Nessa perspectiva, esta pesquisa buscou identificar os múltiplos sentidos atribuídos à categoria gênero presente nas coleções didáticas, tanto quando é mencionado diretamente quanto indiretamente. Nas coleções em que a categoria não está explícita de forma direta busquei observar como aparece nos textos sobre a sociedade, trabalho e família, nos quais são mencionados os termos mulher e mulheres. Como resultados, é possível inferir que as coleções analisadas contemplam as demandas sobre o tema, atendendo, de certa forma, ao que indica a legislação. As coleções também apresentam, em sua maioria, propostas para a superação da desigualdade de gênero por meio do empoderamento feminino e do combate a violência contra a mulher. Todavia, há também muitas lacunas que dependem não apenas da inclusão das mulheres nas coleções didáticas, mas de essas fomentarem uma reflexão de como as mulheres continuarão sendo incluídas na história.<br> Abstract : This research aims to analyze how gender categories are being discussed in history text books of the final years of elementary school, approved by the National Program of Didactic Books (PNLD), in 2014, for the triennium 2014-2016. Among the eighty volumes approved, twentyone volumes were analyzed. This is an analysis of both the presence of the gender category and its different meanings as the content, especially of how women are presented. Besides that, I seek to understand how didactic collections dialogue directly with the female audience in the language contained in the presentation of the collection and which forms indicated by the collections, so that they can overcome the gender inequality in the Brazilian society. I also discuss about how the collections include the legislation, and how it fulfills the PNLD 2014 selection criteria, such as the "right to diversity within ethical standards and the respect to individual and group freedom, free of prejudices, either of origin, ethnicity, gender, religion, age or other forms of discrimination "(BRASIL, 2011, p. 61). The gender category is understood in the wake of Joan Scott (1989 p.4), which involves "a cast of theoretical positions, and descriptive references on relations between the sexes." In this perspective, this research aimed to identify multiple meanings attributed to gender category in this didactic collections as far when it is mentioned directly and indirectly. In the collections where the category is not explicitly directly I sought to observe how it appears in the texts about society, work and family, in which the women and woman terms are mentioned. As results, one can infer that the collections analyzed contemplate the demands on the subject, bearing in mind, in a way, the indications of the legislation. The collections also feature, in most cases, proposals for overcoming the gender inequality through women's empowerment and combating violence against women. Nonetheless, there are many gaps that depend not only on the inclusion of women in didactic collections, but these foment a reflection of how women will continue to be included in history. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172785 |
Date: | 2016 |
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