Estabilidade dos Taludes Submersos do canal de acesso aos Terminais portuários de Itajaí e Navegantes

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Estabilidade dos Taludes Submersos do canal de acesso aos Terminais portuários de Itajaí e Navegantes

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Title: Estabilidade dos Taludes Submersos do canal de acesso aos Terminais portuários de Itajaí e Navegantes
Author: Goedert, Arethusa Naara
Abstract: GOEDERT. A. N. Estabilidade dos taludes submersos do canal de acesso aos terminais portuários de Itajaí e Navegantes. 2016. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Engenharia de Infraestrutura, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville, 2016. O Brasil possui grandes dimensões e uma boa disposição hidrológica. Cada vez mais se necessita aumentar a capacidade de carga transportada com menor preço, sendo que o transporte aquático é uma opções para tal problemática. Para os portos o canal de navegação deve ser apto à navegação segura para as embarcações. Constantemente os navios tem suas dimensões aumentadas, para que possam transportar mais cargas, essas mudanças de dimensões afetam os portos, pois com o aumento do calado do navio, necessita-se aumentar a profundidade do canal de acesso. O aprofundamento é feito escavando o leito do rio, retirando o material. A retirada de material afeta as margens do canal, pois parte do material retirado ajuda a estabilizar as margens, que podem estar expostas diretamente ao corpo hídrico, ou conter estruturas de contenção, como nos berços. Esta obra de aprofundamento pode ser vista no canal de acesso ao complexo portuário do rio Itajaí-Açu. O complexo conta com o Terminal Portuário de Navegantes (PORTONAVE), o porto de Itajaí entre outras empresas ribeirinhas. Com o objetivo de ampliar a capacidade de transporte de ambos terminais, as empresas em conjunto, decidiram aumentar a profundidade do rio. Com a retirada do material do leito existe uma necessidade de verificar o efeito de tal alteração topográfica sobre os taludes. A análise dos efeitos da mudança de topografia para os taludes, foi investigada com base em métodos de equilíbrio limite Bishop e Morgenstern-Price. Foram avaliadas cinco seções transversais ao canal. A construção dos perfis e da topografia foi realizada com base nos dados disponibilizados pela Superintendência do Porto de Itajaí. Os valores calculados de fatores de segurança (FS) para a atual situação, por Morgenstern-Price variam de 5,29 à 9,07 para a margem direita, e 3,96 à 16,41 para a margem esquerda, podendo ser considerados elevados e de acordo com os valores estipulados na norma NBR 11692:2009. Na ampliação do canal, tais valores decresceram, variando de 5,92 à 7,52 para a margem direita, e 4,17 à 13,09 para a margem esquerda, mas ainda consideravelmente altos. A mudança da topografia alterou os valores de FS, porém mesmo com o decréscimo causado, os taludes ainda estão estáveis e seguros no que diz respeito à deslizamentos rotacionais.GOEDERT. A. N. Stability of submerged slopes in the access channel to the port terminals of Itajaí and Navegantes. 2016. 70 p. Monograph (Graduation) – Curso de Engenharia de Infraestrutura, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville, 2016. The Brazil has large dimensions and a good hydrological layout. More and more it is necessary to increase the capacity of cargo transported with lower price, the water transport is one of the options for such problematic. For ports the channel has to be compatible with navigation topography, with a pre-established depth. Constantly the ships have their dimensions increased, so that they can transport larger quantities. These changes of dimensions affect the ports, because with the increase of the draft of the ship, it is necessary to increase the depth of the access channel. These increases in the river are made by digging the river bed, and removing the material. The deepening can be seen in the access channel to the Itajaí-Açu river port complex. The complex contains the Port terminals of Navegantes (PORTONAVE), the port of Itajaí among other riverside companies. In order to expand the transportation capacity of both terminals, the companies together decided to increase the depth of the river. With the removal of material from the bed of the river there is a need to verify the effect of such topographic alteration on the slopes. The analysis of the effects of the topography change for the slopes was investigate using the boundary equilibrium method Bishop and Morgenstern-Price. The channel will be divided five sections cross-channel. The construction of profiles and topography was done based on the data provided by the Superintendence of the Port of Itajaí. With the data was calculated values of safety factors (FS), for the current situation, using Morgenstern-Price the values are between 5,29 to 9,07, for the right side, and 3,96 to 16,41 from de left side, these values are elevated and respecting of the values stipulated by the NBR 11692: 2009. In the expansion of the channel, such values decreased, the values stay between 5,92 to 7,52, from de right side, and 4,17 to 13,09 in the left side, but still remained high. The topography change altered the SF values, but even with the decrease the slopes are stable and safe in regard of the rotational slides.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171790
Date: 2016-12-21


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